Microsoft contrata Sam Altman e Greg Brockman para liderar nova equipa de pesquisa em IA

Numa reviravolta surpreendente, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou a contratação de Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com outros colegas, para liderar uma nova equipa de pesquisa em Inteligência Artificial (IA) na Microsoft. Este movimento parece pôr fim a um dos maiores e mais frenéticos dramas dos últimos anos no domínio das grandes tecnológicas, mas também levanta questões sobre o futuro da aliança que a Microsoft mantinha com a OpenAI.

Nadella esclareceu que a Microsoft continua comprometida com a sua parceria com a OpenAI, mantendo a confiança na sua estratégia e na continuação do trabalho anunciado na Microsoft Ignite. Altman, por sua vez, respondeu com um simples “a missão continua”. Nadella expressou o seu entusiasmo pela entrada de Altman como CEO deste novo grupo, indicando que espera que ele mantenha uma cultura independente dentro da Microsoft, tal como aconteceu com a GitHub, Mohang Studios (criadores do Minecraft) e LinkedIn.

Esta contratação surge horas depois de se saber que o novo CEO da OpenAI seria Emmett Shear, co-fundador e CEO da Twitch. Shear sucede a Mira Murati, que foi nomeada CEO interina da OpenAI, mas que publicamente mostrou o seu apoio a Altman após a sua demissão.

Altman foi demitido pela direcção da OpenAI de forma totalmente inesperada na passada sexta-feira. Pouco depois, Greg Brockman, outra figura de peso na empresa, anunciou a sua demissão. A partir desse momento, os acontecimentos precipitaram-se, com rumores de movimentos internos para trazer Altman de volta como CEO. Mira Murati, que tinha assumido o cargo de CEO interina, parecia ser uma das que estava a tentar reverter a situação.

No entanto, após a saída de Altman e Brockman, vários empregados da OpenAI que tinham mostrado o seu apoio a Altman, também apresentaram a sua demissão. O golpe final veio de Ilya Sutskever, Chief Scientist da OpenAI, que indicou que Altman não regressaria à empresa, apesar de tudo.

A Microsoft mostra-se determinada em reforçar a sua posição neste domínio, ao mesmo tempo que mantém a sua parceria com a OpenAI. No entanto, esta decisão levanta questões sobre o futuro da OpenAI, uma vez que vários dos seus principais membros demitiram-se. Na minha opinião, este movimento por parte da Microsoft é estratégico e pode trazer inovações significativas na área da IA. No entanto, a OpenAI terá de se reestruturar para continuar a ser um player relevante neste campo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui