Microsoft constroi supercomputador para uma IA mais inteligente

Quem não se lembra das cenas do filme Exterminador Implacável, em que as máquinas se viravam contra nós, depois de um supercomputador se ter passado da marmita, já estiveram mais longe de se tornarem realidade do que agora.

A Microsoft conseguiu um enorme supercomputador para o seu trabalho com a Inteligência Artificial, que é uma viragem para uma nova direcção para o seu serviço de cloud computing Azure.

Esta bela máquina tem nada mais nada menos que 285.000 núcleos de processador impulsionados por 10.000 chips gráficos para a OpenAI, que é uma empresa que quer garantir que a tecnologia da IA ajude os seres humanos.

Esta bela noticia (ou não) foi anunciada pela Microsoft na conferencia Build para programadores. e para quem não saiba, até agora os supercomputadores, que são as máquinas computacionais mais potentes do planeta, normalmente são usados para os problemas mais tributários.

Ou seja, são usados para trabalhos como por exemplo, os de simulação de explosões de armas nucleares, a previsão do clima futuro da Terra e até para procurar drogas para se combater o coronavírus.

O que destaca os supercomputadores dos outras é a quantidade gigantesca de memória, e das ligações rápidas entre processadores. Isto quer dizer, que um supercomputador pode concentrar-se num problema mais complicado do que um grupo maior de máquinas mais pequenas e mais baratas.

Quer a Microsoft, quer a OpenAI acreditam que o seu supercomputador massivo vai trazer uma nova sofisticação à IA. Esta parceria que começou o ano passado, inclui um investimento de mil milhões de dólares da Microsoft.

De supercomputadores a robots vai ser um passo, depois creio que será melhor tratarmos bem as máquinas caso contrário, vamos mesmo ver elas a virarem-se contra nós, e o filme Extreminador implacável e outros do género, tornam-se mesmo reais. A IA está cada vez mais real.

Fonte: CNet

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here