Microsoft com nova falha nas aplicações Windows

A Microsoft notificou os utilizadores do Windows sobre um problema conhecido recentemente encontrado nas últimas actualizações da Patch Tuesday. Segundo a empresa, os clientes do Windows 10 e 11 poderão ter problemas com aplicações que utilizam ligações ODBC (sqlsrv32.dll) para aceder a bases de dados. Os programas afectados podem apresentar o seguinte erro:

“O sistema EMS encontrou um problema” com “Mensagem: [Microsoft][ODBC SQL Server Driver] Protocol error in TDS Stream” ou “Message: [Microsoft][ODBC SQL Server Driver]Token desconhecido recebido do SQL Server.”

A verdade é que já nos temos vindo a habituar a novos bugs que ocorrem de atualizações do sistema operativo Windows, como aconteceu com as impressoras, sendo mais recentemente, a Microsoft foi mesmo obrigada a suspender uma atualização, porque essa novidade estava a reduzir drasticamente o desempenho dos computadores no gaming, o que levou a muitas queixas de utilizadores, mas que já foi resolvido.

A documentação oficial do Windows Health Dashboard diz que o bug afecta as versões cliente e servidor do Windows 7, 8.1, 10, e 11. Infelizmente, não há soluções temporárias, pelo que os clientes afetados devem ficar sentados e esperar que o gigante do software resolva o problema nas próximas actualizações.

Entretanto, se se perguntar se o seu computador contém aplicações afectadas pelo bug, execute qualquer programa que utilize uma base de dados, depois abra o Prompt de Comando e execute o comando “tasklist /m sqlsrv32.dll”. Curiosamente, este não é o único bug que causa problemas com as aplicações no Windows. Há vários dias, a Microsoft relatou ter corrigido um problema que causava o congelamento de aplicações ao alterar a entrada IME no Windows 11.

Quanto às notícias mais interessantes, a Microsoft lançou recentemente uma actualização cumulativa opcional para os utilizadores do Windows 11. KB5020044 torna possível activar algumas das próximas funcionalidades de actualização “Moment 2” na versão estável do Windows 11 22H2 (2022 Update).

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui