Microsoft bloqueia chaves de Windows 7 e 8.1 para atualizações atuais

A Microsoft, gigante da tecnologia com sede em Redmond, decidiu bloquear as chaves de Windows 7 e 8.1, impedindo que estas sejam utilizadas para ativar sistemas atuais como o Windows 10 e o Windows 11. Esta medida encerra um programa de atualizações gratuitas que, apesar de ter sido anunciado para durar apenas 12 meses, na prática, manteve-se ativo durante oito anos.

A empresa anunciou esta mudança no final do mês passado, mas não especificou quando a implementaria. Até a semana passada, ainda era possível atualizar equipamentos e realizar instalações limpas utilizando as chaves de Windows 7 e 8.1. No entanto, a partir desta semana, as chaves antigas estão “totalmente bloqueadas”, conforme confirmado pela Microsoft ao The Verge. Esta medida aplica-se não só às compilações de teste Canary, mas também às versões estáveis, como a última Windows 11 22H2, e, presume-se, às próximas que serão lançadas, como a 23H2, prevista para chegar antes do final do ano.

Importa salientar que esta medida se aplica apenas ao Windows 7, 8 e 8.1, e não afeta o atual programa gratuito lançado com o Windows 11, que permite atualizar equipamentos a partir do Windows 10 gratuitamente, desde que estes cumpram os requisitos de hardware, que, como sabemos, foram aumentados.

Com o bloqueio das chaves de Windows 7 e 8.1, os utilizadores que desejam atualizar os seus sistemas terão de adquirir licenças do Windows 10 ou 11, cujos preços oficiais são bastante elevados. Esta situação pode levar alguns utilizadores a optar pelo uso pirata do software, o que não é aconselhável, por razões legais e práticas.

Adquirir uma licença de Windows 10 garante a legalização do sistema pelo menos até o fim do seu suporte, em outubro de 2025. Regularmente, são oferecidas promoções onde é possível adquirir licenças de Windows 10 por apenas 12 euros. Estas chaves são legais e permanentes, e uma vez ativadas, permitem manter-se no Windows 10 ou realizar a atualização gratuita para o Windows 11 quando o suporte terminar ou em qualquer momento.

No entanto, esta medida pode também ser vista como uma forma de forçar os utilizadores a adquirir licenças mais caras, o que pode levar a um aumento do uso pirata de software. Na minha opinião, seria mais benéfico para a empresa e para os utilizadores se a Microsoft continuasse a oferecer atualizações gratuitas para os seus sistemas operativos mais antigos.

Fonte: neowin

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui