Microsoft bloqueia atualização do Win10 para utilizadores de Avast e AVG

Ter o sistema operativo atualizado e sempre com as mais recentes versões é fundamental. Só assim se recebem as correções de problemas mais recentes e as novas melhorias que foram sendo desenvolvidas e lançadas.

Há poucos dias, a Microsoft lançou ao público a atualização mais recente do Windows 10 “Windows 10 November 2019 Update”. O Windows 10 de novembro de 2019 ou o Windows 10 1909 é a segunda e última grande atualização de 2019. Contudo, parece que a experiência dos utilizadores não tem sido isenta de problemas!

Há cerca de uma semana, a Microsoft suspendeu a atualização v1909 para utilizadores com drivers antigos da Realtek devido a problemas de compatibilidade. O problema ficou, entretanto, resolvido e a suspensão foi levantada. Mas agora a Microsoft voltou atrás e volta a suspender atualizações do v1909, confirmando que não serão feitas atualizações em PCs com versões antigas dos antivírus AVG e Avast.

De acordo com a página de suporte da Microsoft, utilizadores do Windows 10 com versões antigas dos antivírus AVG e Avast não vão receber atualizações v1909. Utilizadores Avast podem consultar o artigo no site da Avast para encontrarem instruções sobre como fazer a atualização do antivírus. A AVG também publicou instruções, explicando o problema e como os utilizadores podem mudar para uma nova versão do antivírus.

A Microsoft também desaconselhou tentar forçar a atualização porque isso pode fazer com que o Windows deixe de funcionar e pode provocar ainda mais complicações. Se está a usar versões antigas de Avast e AVG, verifique os artigos nas páginas de apoio técnico da Avast e AVG ou desinstale os antivírus para conseguir fazer a atualização.

Uma das possíveis soluções passa por, antes de instalar a nova atualização v1909, atualizar as versões dos antivírus Avast e AVG. Isto parece resolver o problema.

Comentário da Avast: “Conforme observado em nossas mensagens de serviços, tanto para Avast quanto AVG, os usuários que estão utilizando versões anteriores do nosso software precisam primeiro atualizar o antivírus antes de realizar atualizações para as versões mais recentes do sistema operacional da Microsoft. Qualquer aplicativo Avast ou AVG, que contenha o antivirus versão 19.5.4444.567 ou anterior, pode ser afetado quando houver a tentativa de atualização para o Windows 10 1903 ou Windows 10 1909. A Avast e a Microsoft sempre trabalharam juntas para solucionar questões como esta, por meio de um processo controlado. Embora isso possa afetar menos de 1% da base de clientes Avast e AVG, a segurança de todos os nossos clientes é a nossa prioridade absoluta, e é importante que eles usem as versões mais atuais dos nossos produtos para obter os recursos mais recentes e garantir proteção completa“.

Fontes: Microsoft

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here