Microsoft Azure distinguida com certificação do Gabinete Nacional de Segurança

A Microsoft anunciou, em comunicado enviado à imprensa, que a sua plataforma cloud, Microsoft Azure, foi distinguida pelo Gabinete Nacional de Segurança (GNS) com a primeira certificação de segurança Cloud de grau Nacional Reservado a ser realizada em Portugal.

No processo desta certificação foram realizados testes de segurança e conformidade a serviços Cloud envolvendo uma extensa equipa liderada pelo GNS, com estreita colaboração técnica de uma empresa auditora (Adyta) qualificada e independente na área de testes de segurança, assim como a colaboração nacional e internacional da Microsoft.

O GNS é a autoridade nacional de credenciação de pessoas e empresas para o acesso e manuseamento de informação classificada, com competência para avaliar, certificar e acreditar os sistemas de informação e comunicação que processam informação classificada. Depois de processos similares terem ocorrido em diversos Países, agora também Portugal concluiu o seu processo de avaliação e certificação de alguns serviços que integram o Microsoft Azure. Tal significará um reforço da segurança das organizações nacionais.

Esta certificação atribuída pelo GNS é crucial para reforçar a posição da Microsoft como um fornecedor de soluções Cloud, que apresenta uma abordagem de segurança e privacidade, agindo em conformidade e transparência perante os seus utilizadores. Desta forma, a Microsoft acredita que “os clientes do setor público e privado terão ainda mais confiança em colocar os seus dados e serviços na Cloud”.

Os resultados dos testes comprovaram o elevado grau de segurança e privacidade da plataforma Azure da Microsoft Cloud, com base nas frameworks NIST SP800-53 R4 e CSA CCM v3, e permitiram definir em que condições podem os serviços Cloud serem usados, para manusear informação classificada da marca.

Este processo analisou as seguintes dimensões:

  • Serviços de Identidade – Azure Active Directory
  • Serviços Computação -Virtual Machines e Azure App Service
  • Serviços de Armazenamento – Storage Accounts, Disks, BloB, File, Archive e Azure SQL Service
  • Serviços de Networking – Virtual Networks e VPN Gateway
  • Serviços de Gestão e Monitorização – Azure Backup, Azure Site Recovery, Azure Portal API, Azure Monitor, Log Analytics e Application Insight
  • Serviços de Segurança – Azure Sentinel (SIEM) e Azure Security Center

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here