A gigante tecnológica Microsoft tem grandes planos para o seu assistente de inteligência artificial (IA), o Copilot. O objetivo é que esteja em todas as partes, não só no seu próprio ecossistema, mas também em outras plataformas, graças à sua nova aplicação web.
O Copilot tornou-se rapidamente o produto estrela da Microsoft, após a sua apresentação ao público. A empresa pretende agora introduzir a sua IA em todas as partes, não só no Windows ou Office 365, onde já está disponível, mas em qualquer plataforma com acesso à web.
A Microsoft apresentou recentemente o Copilot no seu formato webapp, acessível através de copilot.microsoft.com. Por enquanto, só é possível aceder a partir de dispositivos Windows e Mac, ficando os smartphones, por enquanto, de fora. O anúncio foi feito no evento Ignite 2023 da Microsoft, liderado por Satya Nadella, que este ano se focou nas tecnologias disruptivas que impulsionarão a mudança e as transformações que a ascensão da inteligência artificial trará.
A aplicação web do Copilot já está desenvolvida para os navegadores baseados em Microsoft Edge e Chromium. Para aceder, é necessário iniciar sessão com uma conta Microsoft.
A interface da webapp do Copilot é familiar e fácil de usar, mantendo as disposições habituais de um chat ou app de mensagens normais, com muitas sugestões e algumas opções para configurar o modo conversacional da IA. Com o Copilot, é possível fazer de tudo, desde conversar, pedir informações de qualquer tipo, fazer piadas, comparar produtos, escrever textos, resumir artigos ou sites, e até tarefas mais avançadas como ajudar a organizar uma viagem ou gerir a nossa agenda.
As intenções da Microsoft são claras: o Copilot estará em todas as partes do ecossistema da Microsoft mais cedo ou mais tarde, começando por substituir a Cortana no Windows, integrando-se no Office 365 e em todas as apps de Redmond, estando também presente no Bing. Agora, chega a qualquer computador com Windows e Mac através dos navegadores web.
Na minha opinião, esta é uma jogada inteligente da Microsoft, que está a aproveitar o potencial da IA para melhorar a experiência do utilizador e tornar o seu assistente mais acessível e versátil.
Fonte: Microsoft