Metaverso une Meta, Microsoft, Sony, Epic Games e Nvidia

Um grupo de empresas tecnológicas anunciaram a formação de uma aliança para desenvolver os standards necessários para que seja desenvolvido um metaverso mais aberto.

A aliança tecnológica recebeu o nome de Metaverse Standards Forum e entre os membros fundadores estão já nomes como a Meta, a Microsoft, a Sony Interactive Entertainment, a Epic Games, a Nvidia, a Huawei, a Qualcomm, a Unity e ainda a Adobe. Como nota a Reuters, desta lista estão ausentes a Google e a Apple, duas tecnológicas com projetos em andamento na área da Realidade Aumentada e que também podem desempenhar papéis determinantes na criação e desenvolvimento do metaverso.

Este grupo de empresas estará focado em “projetos pragmáticos” e deverá organizar eventos e trabalhar em projetos open source para acelerar a adoção destes standards.

Apesar da ausência muito notada desta lista inicial, os especialistas acreditam que a Apple tem os ingredientes certos para se tornar num player determinante nesta corrida para o lançamento de uma realidade aumentada que se mistura com a vida real e que ainda pode vir a juntar-se a este grupo até ao final de 2022. A empresa ainda nem sequer fez comentários sobre a aliança ou sobre o metaverso neste contexto.

Para interligar o mundo real com o mundo virtual, como se pretende que aconteça, a Apple teria, igualmente, de dar o seu contributo em matéria de hardware, o que a tornaria concorrente de outras parceiras, como a Microsoft.

As empresas de videojogos Roblox e Niantic também não estão entre os nomes participantes neste fórum inicial, nem plataformas que podem trazer dados importantes sobre criptomoedas no metaverso, como The Sandbox ou Decentraland.

A Meta, que outrora conhecíamos por Facebook antes de entrar nesta caminhada do metaverso no ano passado, já deu a conhecer as suas intenções de “dar cartas” neste mundo híbrido ainda este ano e já tem um nome de código para o seu projeto-pivô: Cambria.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui