A Microsoft anunciou a versão prévia do Facebook Messenger, um widget de terceiros para o Windows 11, na quarta-feira. A aplicação suporta o novo sistema de widgets da plataforma e oferece aos utilizadores a conveniência de poderem ver as suas últimas mensagens sem terem de abrir a aplicação completa.
O Microsoft Widgets Board está atualmente disponível apenas para utilizadores que estejam a executar a mais recente compilação de Dev Channel Insider Preview. Aqueles que tentarem usar esta funcionalidade podem sentir algumas dificuldades técnicas, uma vez que a Microsoft reconheceu que existem problemas conhecidos que podem fazer com que widgets de terceiros desapareçam do menu. Como resultado, é importante que qualquer pessoa que utilize este novo serviço tenha um nível de conhecimento no caso de encontrar alguma dificuldade ao utilizar o Widgets Board.
Se estiver a executar a Preview, poderá experimentar o widget do Messenger fazendo o download ou atualizando o aplicativo abrindo o Widget Board e carregando no botão “+” para aceder à lista de widgets disponíveis. Em seguida, clique no Messenger, que deve fixar-se no topo do quadro.
A funcionalidade Widgets da Microsoft, que foi anunciada há quase dois anos atrás quando o Windows 11 foi lançado, tem vindo a ganhar força nos últimos tempos. Depois do gigante tecnológico ter aberto o sistema aos programadores no final do ano passado, a excitação tem sido grande com uma grande aplicação a bordo. Embora os Widgets ainda tenham algum crescimento a fazer antes de se tornarem verdadeiramente úteis, tem sido um desenvolvimento encorajador para muitos utilizadores de tecnologia.
A experiência de personalização de My Feed da Microsoft foi renovada com a introdução de um novo widget de barra de tarefas. Para além da exibição de notícias, stocks e outros conteúdos retirados das próprias aplicações Microsoft, os utilizadores podem agora adicionar widgets das suas próprias aplicações e personaliza-los.
Isto significa que os utilizadores podem aceder rapidamente às suas aplicações mais utilizadas e aceder a mensagens, notificações e outra informação rapidamente. Embora não exista uma linha temporal confirmada para quando esta funcionalidade estará disponível, espera-se que o Messenger seja uma das primeiras aplicações a incluir este tipo de widget na barra de tarefas.
Fonte: Microsoft