A plataforma social VR da Meta, Horizon Worlds, está a passar por mais uma mudança significativa no seu funcionamento, v109. Agora, os criadores não poderão mais criar eventos dedicados, o que pode prejudicar muitos investidores na Metaverse Vision da empresa.
Antes de tudo, é importante destacar que a Horizon Worlds é uma plataforma que permite aos utilizadores criarem os seus próprios mundos virtuais e interagirem com outras pessoas no ambiente. Os utilizadores podem criar eventos, festas, shows, jogos e muito mais. No entanto, a partir da atualização de v109, a Meta decidiu que dedicar eventos não são compatíveis com os padrões da plataforma e, portanto, não poderão mais ser criados pelos utilizadores.
Bem, isto está prestes a ficar muito mais difícil, porque a partir de terça-feira, os criadores não podem fazer eventos. Os eventos existentes que estão agendados para depois de terça-feira ainda podem acontecer, e alguns “eventos oficiais” (presumivelmente aqueles apoiados pela Meta) ainda serão promovidos, mas os utilizadores não podem fazer novos.
Meta está a posicionar a mudança como recurso que não atende aos seus padrões. “À medida que reorientamos o nosso desenvolvimento para melhorar a qualidade geral da plataforma, reservamos um tempo para também rever alguns recursos legados que não estão de acordo com os nossos padrões de qualidade renovados”, escreveu Meta na sua atualização v109.
A Meta não deu muitos detalhes sobre a razão por trás dessa mudança, mas Mark Zuckerberg, CEO da empresa, recentemente destacou o seu plano para melhorar a qualidade e eficiência do Horizon Worlds até 2023, ano na qual será implementado o modelo “metaverse” da empresa. De acordo com Zuckerberg, o objetivo é garantir que os utilizadores possam interagir de forma mais fácil e eficiente, independentemente da plataforma ou dispositivo que estão a usar.
Mas apesar de como as coisas possam parecer, a Meta ainda está comprometida com o metaverso. Embora o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, tenha proclamado 2023 como o “ano da eficiência”, a empresa disse em abril que espera que as perdas operacionais da sua divisão Reality Labs aumentem em 2023.
Fonte: The Verge