A empresa-mãe do Facebook, Meta, anunciou que está a lançar novas ferramentas Family que se destina a dar aos pais e/ ou responsáveis por crianças um maior controlo sobre o tempo que estas passam no Instagram.
Com a nova Family, os pais poderão, para além de ver a quantidade de tempo que os seus filhos passam no Instagram, podem, também, definir limites de tempo de utilização. Também vão ter acesso a informações sobre as contas que os seus filhos seguem, bem como os sobre os seus seguidores.
Através do novo serviço Family Center os pais vão poder ter todas as informações bem como ter acesso a artigos especializados sobre a melhor forma de abordar as crianças no que respeita à utilização de redes sociais. O Instagram anunciou que as novas funcionalidades vão passar a estar disponíveis nos EUA na quarta-feira, sendo que está a ser planeado o lançamento dos recursos globalmente nos próximos meses.
A este projecto estão envolvidos grupos especializados como Connect Safely, Net Family News e The Jed Foundation. A preocupação com a utilização das redes sociais tem sido crescente e as redes sociais têm-se debatido no sentido de desenvolver as melhores funcionalidade de proteção deste grupo. No início deste mês, o presidente dos EUA, Joe Biden, também pediu ao Congresso no seu discurso sobre o Estado da União para “reforçar as proteções à privacidade, proibir a publicidade direcionada a crianças, exigir que as empresas de tecnologia parem de coletar dados pessoais de nossos filhos”.
Em junho, os pais vão poder passar a supervisionar o uso do Instagram dos seus filhos através de uma aplicação ou da versão do Instagram para desktop, contudo, por agora, os adolescentes vão ter de aprovar o pedido feito pelos seus pais.
Entretanto ao nível da Realidade Virtual, a Meta está empenhada em ir mais longe e expandir a funcionalidade de unlock pattern já existente no Quest.