A Overture Maps Foundation, uma colaboração entre a Meta, Microsoft, Amazon e TomTom, lançou um desafio aos gigantes Google Maps e Apple Maps ao criar produtos de mapas interoperáveis. A primeira grande ação tomada foi a liberação de um conjunto de dados com mais de 59 milhões de locais de interesse, dados sobre construções, redes de transporte e limites administrativos.
A iniciativa traz benefícios tanto para os desenvolvedores como para os utilizadores finais, tornando possível a criação de produtos de mapeamento ou navegação global sem a necessidade de pagar pelas taxas de API do Google Maps ou pelos encargos da Apple para aplicativos não nativos. A abertura desse grande fluxo de dados significa que desenvolvedores poderão criar produtos espetaculares sem cobranças adicionais.
A inclusão de um grande número de locais de interesse é significativa e pode ser utilizada para mapear um amplo leque de negócios, desde empresas grandes a pequenas feiras de rua espalhadas pelo mundo. A Overture Maps Foundation tem como obejtivo criar uma colaboração ampla que possa construir e manter um banco de dados abrangente e atualizado de locais de interesse.
“O conjunto de dados do Places, em particular, representa um grande conjunto de dados aberto anteriormente indisponível, com potencial para mapear tudo, desde novos negócios grandes e pequenos até mercados de rua pop-up localizados em qualquer lugar do mundo”, diz Marc Prioleau, diretor executivo da Overture num comunicado. “A Overture tem como objetivo construir uma ampla colaboração que possa construir e manter um banco de dados abrangente e atualizado de POIs [locais de interesse].”
Os mapas da Google e Apple têm dominado o setor de mapas até agora, mas a Overture Maps Foundation por sua razão de estar aberta, gratuita pretende colmatar essa lacuna. Há muitas vantagens no uso da plataforma da Overture, incluindo a possibilidade de compartilhar dados entre as empresas de forma global e um baixo custo da API.
A plataforma geodatabase também permite que as empresas partilhem dados a nível inédito, bem como minimizar a quantidade de dados duplicados. A Overture pretende eliminar a necessidade de várias empresas cobrindo as mesmas áreas, com os mesmos dados. Ela pode oferecer aos seus utilizadores as informações mais precisas e atualizadas.
No momento, os desenvolvedores devem pagar para acessar a API do Google Maps, enquanto a Apple também cobra dos desenvolvedores que fazem aplicativos não nativos.