A Meta abriu o código de um projeto de inteligência artificial que permite que qualquer pessoa dê vida aos seus gatafunhos! A empresa espera que, ao oferecer o Animated Drawings como um projeto de código aberto, outros desenvolvedores possam criar experiências novas e mais ricas na área do desenho.
A equipa Fundamental AI Research (FAIR) lançou originalmente uma versão baseada na web da ferramenta em 2021. Nela, pede aos utilizadores que carreguem um desenho de uma personagem semelhante a um humano ou selecionem uma figura de demonstração.
Se a pessoa usar o seu próprio doodle, verá um formulário de consentimento que pergunta se a Meta pode usar o seu desenho para ajudar a treinar os seus modelos de IA. Contudo, não é obrigatório o consentimento para continuar a usar a ferramenta.
De seguida, é necessário redimensionar uma caixa de captura para se adaptar à criação que se pretende carregar. A ferramenta fornece uma caneta e uma borracha para ajustar o desenho. Logo a seguir, aparece uma versão animada do esboço, para a qual se pode escolher a categoria: dança, engraçado, salto e caminhada.
O Animated Drawings utiliza modelos de deteção de objetos, modelos de estimativa de pose e métodos de segmentação baseados em processamento de imagem para capturar uma versão digital de um desenho. Em seguida, recorre a técnicas tradicionais de computação gráfica para animar a imagem.
Até à data já foi consentido o uso de mais de 1 milhão e 600 mil imagens para fins de treino. Algumas pessoas enviaram imagens de logotipos de empresas, personagens de anime, peixes e bonecos de peluche, apesar da ferramenta estabelecer que apenas figuras humanas funcionariam.
Juntamente com os pedidos de um conjunto de ferramentas mais aprofundado que inclua efeitos sonoros e sobreposições de texto, a variedade de imagens que as pessoas carregaram na ferramenta sugere que há um amplo interesse em experiências mais extensas de desenho para animação.
Fonte: Engadget