Messenger Kids será lançado em mais dois países

O Facebook vai lançar a aplicação Messenger Kids fora dos Estados Unidos da América. Esta é uma aplicação destinada a menores de 13 anos que, desde o seu lançamento em Dezembro de 2017, tem suscitado muito debate e polémica.

O Messenger Kids vai ser lançado no Peru e no Canadá. Pela primeira vez, estará disponível em Espanhol e Francês. Existem planos de adicionar mais países no futuro próximo.

No que consiste a aplicação?

O Messenger Kids permite aos pais gerir o perfil da criança e ter controlo em relação às pessoas com quem ela pode contactar. Não contém publicidades ou outras possibilidades de aquisição de produtos. Não exige que a criança utilize o seu nome verdadeiro.

As funcionalidades oferecidas pela aplicação são “apropriadas” a crianças com menos do que 13 anos. Por exemplo, as máscaras, stickers e filtros para compor o conteúdo nunca são ofensivos, violentos ou perversos.

No entanto, apesar do Facebook afirmar que a aplicação obedece à legislação Americana para protecção de menores na internet (Children’s Online Privacy and Protection Act), diversos psicólogos, grupos activistas, educadores, pais e professores têm vindo a pedir ao Facebook para eliminar a aplicação. Há quem defenda que crianças com menos do que 13 anos simplesmente não têm capacidades cognitivas para navegar através da complexidade das relações online.

A aplicação sofreu algumas alterações

Para além da expansão para outros países, o Facebook alterou algumas características do Messenger Kids. Agora, dois pais podem gerir a conta da criança, ao invés de apenas uma. É agora também apresentada uma mensagem aos pais que incentiva a conversas com os filhos para que a utilização da app possa ser mais responsável e divertida.

Apesar do debate em torno dos possíveis efeitos da utilização de aplicações por parte de crianças, a aplicação vai mesmo ser lançada internacionalmente. Ainda não existem datas para um possível lançamento na Europa.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui