Mercado dos computadores cai a pique. Apple mantém-se à tona

As vendas de computadores no mundo inteiro caíram 15% no terceiro trimestre deste ano, embora a Apple seja a única marca que conseguiu crescer 1,7% quando todos os seus concorrentes estão em queda. A tecnológica americana vendeu perto de 8 milhões de computadores – mais até do que em 2021.

O desempenho positivo pode dever-se ao bom trabalho desenvolvido pela Apple com os seus produtos M1 e M2. Aliás, a recente apresentação do novo MacBook Air com M2 só veio cimentar a tendência de crescimento da tecnológica americana.

No topo da hierarquia de vendas está a chinesa Lenovo que lidera confortavelmente o mercado mundial de computadores, pese embora a sua contração de 16,3%. Apesar desse valor, a chinesa vendeu 16 milhões e 880 mil exemplares no terceiro trimestre de 2022. Isto valeu-lhe uma quota de mercado de 24,3%, bem distante da segunda classificada HP que registou uma queda ainda mais acentuada de 27,8% para uma quota de mercado de 18,3%. Na terceira posição temos a Dell com uma quota de mercado de 17,2% após uma contração de 21,2%.

“Estivemos atentos à tendência dos preços médios de venda neste trimestre”, disse Linn Huang, vice-presidente de pesquisa de dispositivos da IDC, autora do estudo. “A escassez nos últimos anos levou a mudanças agressivas no mix de produtos para o segmento premium. Isso, juntamente com aumentos de custos de componentes e logística, levou os ASPs a subir cinco trimestres consecutivos”, reflete.

Os três maiores fabricantes de PCs, Lenovo Group Ltd., HP Inc. e Dell Technologies Inc., venderam menos computadores durante o terceiro trimestre do que no mesmo período do ano anterior.

No total, o mercado de computadores vendeu 69,423 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2022. Isto significa uma queda de 17,7% que se pode dever à situação macroeconómica global e a situação geopolítica atual.

No entanto, Huang acrescentou que “com a desaceleração da procura, promoções em pleno andamento e pedidos a serem cortados, o mercado vai, certamente recuar”.

Fonte: Silicon Angle

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui