Meo XLParty’12: a maior festa de videojogos continua a crescer

Falta menos de uma semana para arrancar aquela que é conhecida como a maior LAN Party em território português. Mas a XLParty é nos dias atuais mais do que um encontro de gamers – o festival está a evoluir social e tecnologicamente.

Ver o Meo XLParty’12 como uma simples reunião de viciados em jogos é uma imagem muito redutora. A comprovar a situação estão os números que a organização revelou: na sexta-feira, dia 29 de junho, são esperados mil jogadores inscritos para torneios e competições, enquanto o número de visitantes deverá superar os 20 mil. Na opinião de Pedro Silveira, membro da organização responsável pelo contacto com os media, os números não são a parte mais importante neste tipo de encontros. A quantidade de participantes e de visitantes varia consoante a zona onde o XLParty se organiza, mas o facto de os números manterem-se minimamente constantes ao longo das últimas edições é motivo de agrado para a organização.

Enquanto alguns participantes derretem dedos e pestanas a mandar tiros e socos nos utilizadores dos computadores vizinhos, o evento que tem lugar no Parque de Exposições de Braga tem uma oferta variada que promete atrair pequenos e graúdos. Pedro Silveira destaca por exemplo a zona de experimentação de produtos tecnológicos que vai estar disponível para os visitantes, permitindo que os níveis de interesse se mantenham em diferentes faixas etárias. Existem consolas, gadgets, shows de física, demonstrações de overclocking e passatempos para todos. Destaque para o Speedminton que é uma variante do badminton tradicional, mas onde as penas atingem velocidades de 300 km/h. Assim famílias inteiras poderão visitar a XLParty’12 e tanto a mãe como o filho terão motivos para saírem satisfeitos.

Mas é nos Cajós de todo o país que está o principal interesse do festival. São 72 horas de jogatana infindável e só os mais bravos aguentam. Das dezenas de torneios que estarão em andamento, o Meo Counter Strike, o ROG CS 1.6 e o Call of Duty: Modern Warfare 3 são os que concentram as principais atenções. Muitos dos participantes serão certamente repetentes neste tipo de andanças, mas há sempre espaço para inovação. A capital europeia da cultura 2012 vai receber por exemplo o primeiro torneio de N.O.V.A. 3 que irá jogar-se em exclusivo em tablets Asus Transformer Prime Pad. Novidades na edição que decorrerá até 1 de julho de 2012 são também os jogos de tabuleiro e os jogos de cartas como Magic The Gathering.

Por todos os motivos já revelados, o Meo XLParty’12 será um ponto de passagem obrigatória para todos os que tiverem disponibilidade e curiosidade. Do simples gaming, o evento está a tornar-se cada vez mais tecnológico e cultural, no sentido em que aborda diversas modalidades do mundo da tecnologia e dos jogos. Pedro Silveira considera que em Portugal o entretenimento virtual e digital tem ainda margem de expansão, contrariando de certa maneira a tendência que parece registar-se com em algumas empresas como a Nintendo ou o grupo de lojas GAME.

O maistecnologia.com vai acompanhar minuciosamente os três dias do XLParty 2012. Com artigos, vídeos, reportagens e testemunhos, dentro do site ou no Facebook, mesmo os que não tiveram oportunidade de ir poderão sentir-se num ambiente de divertimento e competitividade. “Mostra o que vales”.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here