Menina de 11 anos encontra fóssil com 475 milhões de anos

Uma menina de 11 anos de Tennessee (Estados Unidos da América) descobriu um fóssil com uma idade estimada de 475 milhões de anos. A menina, que se chama Ryleigh Taylor, descobriu os restos fossilizados de uma trilobite. As trilobites são um grupo de artrópodes que circulavam nas águas do planeta Terra há milhões de anos atrás (e se encontram actualmente extintos).

E a menina nem estava à procura de fósseis. O fóssil encontrava-se nas margens de um lago no Tennesse, e calhou a Ryleigh estar a andar ao longo do lago e algo lhe ter captado a atenção. Esse “algo” é um fóssil da era Paleozóica.

“Encontrar algo assim, é muito, muito fixe”, disse Ryleigh à estação de notícias local chamada WATE. “Eu olhei para baixo enquanto estava a andar e encontrei-o, simplesmente vi-o.”

A menina mostrou o que tinha encontrado aos pais, que ficaram perplexos e sem saber exactamente o que tinham em mãos. Assim, entregaram o achado à Universidade de Tennesse que confirmaram tratar-se de um fóssil, e um bastante especial devido à sua idade.

“Tipicamente (…) o que acontece é que os esqueletos dos fósseis das trilobites se desfazem em centenas de pequenas peças. Encontrar um que tem todas as peças intactas, é na realidade um achado cheio de sorte,” referiu Colin Sumrall, um professor de paleobiologia na universidade de TEnnesse.

O que eram as trilobites?

As trilobites foi um grupo de animais que se reproduziu com bastante sucesso durante um determinado espaço de tempo da evolução no planeta terra e os fósseis mais antigos destas espécies datam de 500 milhões de anos atrás. As criaturas marinhas terão tido origem na zona hoje conhecida por Sérvia, mas conseguiram-se reproduzir e adaptar a diversos meios, e já foram encontrados fósseis destas espécies um pouco por todo o mundo. Eles viveram aproximadamente 270 milhões de anos, mas acabaram por se extinguir por motivos ainda desconhecidos.

Fonte: BGR.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here