Mazda irá trazer de volta o motor rotativo!

Já passaram 10 anos desde que o último Mazda de motor rotativo foi descontinuado. O Mazda RX-8 saiu do mercado Europeu em 2010, tendo apenas sido descontinuado noutros mercados em 2012.

No vídeo mais recente no canal de Youtube da Mazda o CEO da marca nipónica, Akira Marumoto, após ter feito uma apresentação sobre o MX-30 (que começou recentemente a ser comercializado no Japão) aproveitou para fazer uma breve mas marcante revelação sobre como o motor rotativo irá ser disponibilizado para o MX-30 no futuro. Sim isso mesmo, o primeiro motor rotativo da Mazda após quase uma década irá ser instalado num crossover e não num desportivo da linha RX.

Podemos argumentar que o motor rotativo nunca foi o mais viável em termos de autonomia, e que o plano da Mazda ao instalá-lo num pequeno crossover desenhado para uma família não seja de todo a melhor ideia, especialmente quando a marca está a começar a expandir-se para um lado mais “amigo do ambiente”. Mas por outro lado não nos podemos esquecer que em 2012 foi construído um protótipo do Mazda 2 que tinha um motor rotativo desenhado para maior autonomia, o que poderá significar que só recentemente é que a marca nipónica conseguiu aperfeiçoar este sistema. Visto isto poderemos estar a olhar para um possível motor rotativo híbrido que até possa vir a ter componentes do e-Skyactiv-G instalado na versão atual do MX-30.

Para além do crossover não foi divulgada mais nenhuma informação sobre outros modelos Mazda que possam vir a ter o novo motor rotativo. Mas se o motor for aceite para outros modelos então será de esperar que os automóveis mais pequenos da marca sejam aqueles que o recebam.

Finalmente, visto de um ponto de vista estratégico o MX-30 é a plataforma perfeita para este regresso. MX é a designação que a Mazda dá a modelos que estão fora do padrão automóvel atual, como foi o caso do MX-5 em 1989 quando o estilo Roadster estava em desuso. O MX-30 é o mais recente dessa visão pois traz ao mesmo tempo a primeira versão do sistema híbrido da Mazda, para não falar das portas traseiras suicidas. É um carro que poderá marcar uma nova era automobilística.

O Mazda MX-30 está perto de ser lançado sendo que já está disponível para venda no Japão começando nos 2.450.000 yenes (23000€), já a versão com tração integral começa nos 2.656.050 yenes (25000€). A versão com motor rotativo em princípio só estará disponível em 2022.

Poderá ver a revelação do novo motor ao minuto 7:34, no entanto ative as legendas pois o vídeo está em Japonês.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here