Mazda irá trazer de volta o motor rotativo!

Já passaram 10 anos desde que o último Mazda de motor rotativo foi descontinuado. O Mazda RX-8 saiu do mercado Europeu em 2010, tendo apenas sido descontinuado noutros mercados em 2012.

No vídeo mais recente no canal de Youtube da Mazda o CEO da marca nipónica, Akira Marumoto, após ter feito uma apresentação sobre o MX-30 (que começou recentemente a ser comercializado no Japão) aproveitou para fazer uma breve mas marcante revelação sobre como o motor rotativo irá ser disponibilizado para o MX-30 no futuro. Sim isso mesmo, o primeiro motor rotativo da Mazda após quase uma década irá ser instalado num crossover e não num desportivo da linha RX.

Podemos argumentar que o motor rotativo nunca foi o mais viável em termos de autonomia, e que o plano da Mazda ao instalá-lo num pequeno crossover desenhado para uma família não seja de todo a melhor ideia, especialmente quando a marca está a começar a expandir-se para um lado mais “amigo do ambiente”. Mas por outro lado não nos podemos esquecer que em 2012 foi construído um protótipo do Mazda 2 que tinha um motor rotativo desenhado para maior autonomia, o que poderá significar que só recentemente é que a marca nipónica conseguiu aperfeiçoar este sistema. Visto isto poderemos estar a olhar para um possível motor rotativo híbrido que até possa vir a ter componentes do e-Skyactiv-G instalado na versão atual do MX-30.

Para além do crossover não foi divulgada mais nenhuma informação sobre outros modelos Mazda que possam vir a ter o novo motor rotativo. Mas se o motor for aceite para outros modelos então será de esperar que os automóveis mais pequenos da marca sejam aqueles que o recebam.

Finalmente, visto de um ponto de vista estratégico o MX-30 é a plataforma perfeita para este regresso. MX é a designação que a Mazda dá a modelos que estão fora do padrão automóvel atual, como foi o caso do MX-5 em 1989 quando o estilo Roadster estava em desuso. O MX-30 é o mais recente dessa visão pois traz ao mesmo tempo a primeira versão do sistema híbrido da Mazda, para não falar das portas traseiras suicidas. É um carro que poderá marcar uma nova era automobilística.

O Mazda MX-30 está perto de ser lançado sendo que já está disponível para venda no Japão começando nos 2.450.000 yenes (23000€), já a versão com tração integral começa nos 2.656.050 yenes (25000€). A versão com motor rotativo em princípio só estará disponível em 2022.

Poderá ver a revelação do novo motor ao minuto 7:34, no entanto ative as legendas pois o vídeo está em Japonês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui