Matrículas digitais (com emojis!) já são uma realidade

As matrículas digitais já são uma realidade nos Estados Unidos. Segundo o site Engadget o Michigan é já o terceiro estado norte-americano a legalizar a tecnologia.

Os condutores do Michigan podem agora trocar as suas matrículas de sempre por versões digitais. Para além de identificarem o veículo, estas têm algumas funcionalidades adicionais, como a localização e a possibilidade de receberem alertas públicos de segurança, ou, ainda, a inclusão de emojis na placa.

A Reviver é a fabricante das matrículas e disponibiliza dois modelos distintos: uma com bateria incorporada e uma bateria conectada que inclui GPS. As matrículas já tinham sido aprovadas e disponibilizadas nos estados da Califórnia e do Arizona e a tecnológica planeia fazê-las chegar a todo o país à medida que mais estados vão aderindo às denominadas RPlates. A app dedicada permite fazer um controlo dos quilómetros percorridos e renovar os documentos do automóvel online.

Digital_car_plate

Os condutores podem optar entre os modos claro ou escuro e escolher mensagens personalizadas para a zona do rodapé. Os modelos com GPS integrado podem ser emparelhados com o smartphone e emitir alertas quando o veículo se move sem a autorização do proprietário.

O modo Valet Parking permite-lhes acompanhar o veículo quando este é estacionado por uma segunda pessoa e há uma opção de limitação geográfica que estabelece fronteiras virtuais e emite alertas via app quando estas são transpostas. A marca responsável explica que o sistema pode ser útil para quando o proprietário empresta o carro ou no caso de este se tornar no veículo de trabalho de um empregado cuja área de ação tem de ser restrita.

A Reviver adianta estar a trabalhar noutras funcionalidades, como a integração com portagens e parquímetros, que deverão tornar o aparelho mais apetecível. Para já as RPlates têm uma mensalidade de quase 20 euros e não há informação sobre um possível alargamento da novidade à Europa.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui