Matosinhos, a primeira cidade portuguesa 5G

Quando tudo apontava para que apenas no próximo ano se multiplicassem as notícias sobre a quinta geração de comunicações móveis, eis que Matosinhos surge e vai dar que falar.

É nesta terra com vista para o mar que os testes têm decorrido e a cidade já conta com uma rede móvel 5G operacional. Para já encontra-se apenas em fase piloto para a autarquia, empresas e pólos de investigação. 20 estações rádio fazem a cobertura da cidade nortenha bem como a totalidade da Zona Livre Tecnológica que vai do Parque da Cidade do Porto, passando pelo Porto de Leixões, Senhora da Hora para culminar no NorteShopping.

A NOS, em parceria com a marcha chinesa Huawei, cobriu toda a cidade com a quinta geração de comunicações, que utiliza o espectro na banda dos 3,5GHz. A ANACOM deu luz verde aos testes que permitem um acesso à internet dez vezes superior.

Pode parecer utopia mas não. É real e Matosinhos é a primeira cidade do país 5G! A navegação é feita com velocidades máximas acima de 1 Gigabit por segundo.

A NOS já se pronunciou dizendo, através do CEO da empresa que, “tornar Matosinhos a primeira cidade nacional com uma rede 5G cem por cento operacional é um marco na história das telecomunicações em Portugal.”

A partir do dia de ontem a NOS conta com “um ‘laboratório’ em ambiente real, no qual irá testar soluções e serviços 5G para o mercado residencial e empresarial, assim como para as autarquias e instituições”, segundo comunicado feito pelo presidente executivo da NOS, Miguel Almeida.

Resta-nos aguardar por outras cidades que já foram notícia pelos passos que estão a dar rumo à quinta geração de comunicações e em breve todo o país poderá estar coberto por 5G.

Recorde-se que o objetivo de Bruxelas era que as redes e respetivas infraestruturas de suporte ao 5G estivessem instaladas até 2025.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here