Malware no mapa do coronavírus!

Os hackers encontraram uma maneira de roubar informação privada dos utilizadores do mapa interactivo sobre o coronavírus. Um relatório de análise de ameaça sobre este produto identificou que existe malware disfarçado no mapa interactivo do coronavírus. Este malware em especifico está a roubar as credenciais dos utilizadores, como passwords, números de cartão de crédito, entre outras informações através do browser. Este malware usa um software conhecido, o AZORult (desenvolvido em 2016), que serve para roubar informação privada.

Segundo o relatório da análise, os hackers modificavam os URLs ou adicionavam pequenos detalhes mas mantinham o aspecto geral do website para se que se parecesse genuíno e assim o utilizador não desconfiar que algo de errado se está a passar. O plano foi bem pensado. Assim que os utilizadores acedem ao website recebem um pop-up disfarçado de uma aplicação que diz dar as últimas novidades sobre o vírus. O utilizador faz o download e fica vulnerável. A aplicação recolhe informação privada que mais tarde os hackers usam para vender ou para aceder às contas bancárias.

Uma das aplicações que foi sujeita a análise foi a corona-virus-map.com.exe. Tem 3.26MB e devido ao ser formato (.exe) só pode infectar equipamentos Windows, por enquanto. Dentro da aplicação existe um sub processo chamado CornaMap.exe que cria um ficheiro chamada Corna.exe. Este ficheiro é um arquivo que contém os comandos de execução. Após alguma investigação conseguiu-se perceber que deste modo as informações eram roubadas, movidas para C:\Windows\Temp e criava uma pasta intitulada “PasswprdList.txt” onde a informação era guardada.

Aparentemente o coronavírus está a criar oportunistas em todo o lado. Já aqui falamos dos produtos (como máscaras e desinfectantes) vendidos a preços exorbitantes e agora também temos os hackers a usar este vírus para roubar informação para proveito próprio. Temos que ter cuidado não só com o vírus em si mas também com os esquemas à volta do mesmo.

Fonte: Gadgets NDTV

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here