Mais um pouco de Linux no Windows: Tux no Windows 10!

A Microsoft decidiu incorporar um pouco do Linux no Windows 10. Anteriormente já tinha acontecido a Microsoft enviar um núcleo completo da Linux para o Windows 10 mas agora existem mais novidades. A empresa está agora a planear integrar acesso completo ao ficheiro Linux através do Explorador de Ficheiros. Até vamos ter um icon novo do Linox na parte esquerda na navegação no Explorador de Ficheiros! Tendo em conta, claro que existe acesso à raiz do sistema onde está instalado o Windows 10.

O icon que referimos que irá aparecer no Explorador de Ficheiros é o famoso Tux. Lembram-se? A mascote pinguim do núcleo Linux. Temos que admitir que traz recordações e como tal o icon foi bem escolhido. A Microsoft está a testar a integração do Linux no Explorador de Ficheiros numa nova versão do Windows 10 que já está disponível para testes (boas noticias não é?).

Todo este processo é possível através do subsistema Windows da Microsoft para o Linux. Este sistema trata-se de um sistema que tem vindo a ser actualizado e melhorado com Bash, OpenSHH no Windows 10 e mesmo até Ubuntu, SUSU Linux e Fedora na Windows Store. A não esquecer que a Microsoft também lançou um novo terminal Windows o ano passado.

Se o utilizador tiver WSL disponível, então o querido Tux vai aparecer no Explorador de Ficheiros. A Microsoft até está à procura de feedback sobre esta integração antes que a mesma esteja completamente e oficialmente finalizada para ser tornar parte integrante de uma futura actualização do Windows 10. A empresa irá enviar esta actualização a todos os utilizadores do Windows 10 mais tarde este ano.

Será refrescante ver o Tux a aparecer no ecrã e podermos usá-lo. Para alguns utilizadores até poderá trazer alguma nostalgia. Só falta saber se vai ser o sucesso que a empresa quer que seja.

Fonte:  The Verge

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here