Mais um (mau) sinal? Oppo anuncia encerramento da unidade de chips

A fabricante de smartphones Oppo vai encerrar a sua unidade de design de chips Zeku devido a uma fraca procura e à necessidade de reduzir custos. A decisão surge como uma surpresa, uma vez que alguns esperavam que a Oppo reforçasse o seu desenvolvimento interno de chips. A partir de agora, a Oppo terá de depender de parceiros de terceiros para o fornecimento de chips.

A Oppo fechou o primeiro trimestre de 2023 como a quarta maior fabricante de smartphones do mundo, mas as suas remessas diminuíram 8%. Curiosamente, todos os principais fabricantes de telefones experimentaram uma queda nas remessas e o mercado global de smartphones encolheu 13% no trimestre.

O fechamento do departamento de chips da Oppo pode ser encarado como uma medida para reduzir custos em um momento difícil do mercado. Com o aumento da concorrência e uma redução na demanda, a Oppo parece estar escolhendo cortar gastos em áreas que geram menos retorno sobre o investimento.

No entanto, surgem questões sobre como a Oppo vai se sair sem uma unidade interna de design de chips. A Oppo já trabalhou com o design de chips com a Qualcomm e outras empresas, mas a empresa agora pode ter que depender ainda mais dessas parcerias para o futuro de seus negócios.

Fruta desta sua unidade de chips, está o todo poderoso MariSilicon X, o processador por trás das câmaras e que, recentemente colocou o smartphone topo de gama da Oppo, O Oppo Find X6 Pro, como líder do principal ranking de câmaras fotográficas em smartphones, o DxOMark, que entretanto foi ultrapassado pelo novo Huawei P60 Pro.

Esta notícia acontece num momento em que muitas empresas chinesas lutam para estabelecer um maior controlo sobre a cadeia de abastecimento de semicondutores.

A Oppo tinha criado a sua unidade de design de chipsets em 2019, como uma forma de aumentar o seu controlo sobre a cadeia de abastecimento e reduzir a dependência das empresas estrangeiras. No entanto, o mercado global de semicondutores tem sido dominado por empresas como a Intel, Qualcomm e Samsung, tornando difícil para as empresas chinesas estabelecerem-se como competidores significativos.

Esta notícia surge após vários rumores terem apontado diversas dificuldades da Oppo no mercado europeu, após uma guerra de patentes com a Nokia. Este processo levou a que a Oppo tivesse de suspender as vendas no mercado Alemão, sendo que foi mesmo falado que poderia deixar a Europa, mas entretanto negado. Agora, foi referido que no final do próximo mês poderia ser o mercado francês “a cair”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui