O Twitter mudou a interface da aplicação para iOS (iPhone) e agora “força” os utilizadores a visualizarem tweets sem ser por ordem cronológica.
A Mac Rumors explica que a nova opção “For You” mostra os posts recomendados pelo algoritmo da plataforma de forma aleatória. A mudança tem provocado um autêntico frenesim na rede social nas últimas horas, com os utilizadores a mostrarem-se incomodados com a nova organização dos tweets e o relato de uma grande quantidade de spam na timeline.
Nesta mudança que está a provocar uma onda de indignação, o Twitter removeu o ícone em forma de estrela brilhante do canto superior direito da página principal da aplicação, que permitia aos utilizadores intercalarem entre “For You” e “Mais recente”, e substituiu-a por duas novas opções designadas “For You” e “Following”.
“For You” ainda mostra aos utilizadores tweets de pessoas que seguem fora de ordem, polvilhados com tweets sugeridos por algoritmos de pessoas que não seguem, enquanto a visão em modo “Following” mostra tweets em pura ordem decrescente.
No mês passado, o CEO do Twitter, Elon Musk, anunciou que a linha de tempo principal da rede social deveria permitir um acesso mais fácil entre os posts principais, mais recentes, tendências e tópicos seguidos. Na altura, Musk também afirmou que a empresa faria as mudanças em breve. E agora as atualizações estão a ser implantadas.
A sensação com que se fica é que o Twitter está a tomar um rumo semelhante ao do TikTok, priorizando a sua linha do tempo algorítmica. Ainda não se sabe se os robôs do Twitter terão o mesmo funcionamento, mas na rede social da Byte Dance, o sistema “aprende” quais são os gostos da pessoa e o que costuma visualizar. E com isso traz mais conteúdos sugeridos no feed “For You” para aumentar o número de visualizações dos vídeos.
Não é a primeira vez que a plataforma tenta inovar nesse sentido. Anteriormente, o Twitter tentou aplicar um recurso que permitia deslizar entre a “Página inicial” e “Últimos Tweets” para alternar entre as visualizações. Mas uma chuva de reprovações dos internautas fizeram com que a empresa recuasse nessa decisão.