Mais de 500 especialistas em informática já aterraram no Porto

São mais de 500 os especialistas mundiais que acabaram de aterrar na cidade do Porto para o terceiro Congresso Mundial dos Métodos Formais. Esta terceira edição, com hora de abertura marcada para as 18 horas do dia de hoje, vai reunir mais uma vez os maiores especialistas de informática do mundo.

O Prémio Nobel da Computação, Tony Hoare, investigador britânico, também estará presente neste evento FM’19 que arrancou ontem e termina sexta-feira.  São cinco dias em que os métodos formais, isto é, técnicas de programação ao mais alto nível, serão discutidos em workshops, conferências, tutoriais, entre outros.

Neste congresso que acontece de dez em dez anos e em que Portugal foi o país escolhido para realizar este terceiro encontro estarão presentes grandes nomes de instituições tecnológicas como a NASA, Samsung, Esa, Apple, Fraunhofer, Microsoft, VERIMAG, Airbus, Booking.com, MathWorks, entre outros.

O congresso decorre na Alfândega do Porto, no Hotel Vincci Porto e no Museu World of Discoveries.

A organização está a cabo de Métodos Formais Europa (FME), associação sem fins lucrativos que tem como mote a pesquisa e aplicação de métodos formais, INESC TEC, instituição privada de pesquisa sem fins lucrativos e a Universidade do Minho.

E numa altura em que tanta se fala de crise climática, não se pense que os maiores especialistas de informática do mundo descuram os problemas ambientais. O plástico, por exemplo, foi abolido dos kits de boas-vindas optando-se por algodão. A escolha de apenas uma cidade para todos os eventos do congresso foi pensada de forma a evitar mais deslocações e consequentes problemas ambientais. As garrafas e copos de plástico foram substituídos por copos de vidro. Todas as sobras das refeições serão doadas a uma instituição tal como as sobras de materiais. Os folhetos em papel foram trocados pelos folhetos em formato digital. O transporte entre os vários locais do congresso bem como o transporte para os locais de almoço serão feitos a partir do tradicional e emblemático elétrico do Porto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here