Mais de 3 mil obras do património cultural português digitalizados no Google Arts & Culture

A influência dos portugueses na arte japonesa, os icônicos azulejos, os coches e os grandes nomes da arte portuguesa estão entre as mais de três mil imagens digitalizadas no Google Arts & Culture para o lançamento do projeto Portugal: Arte e Património. Em colaboração com o Ministério da Cultura e com a Direção-Geral do Património Cultural, 22 instituições disponibilizaram as suas coleções para irem além do espaço físico, permitindo que pessoas de todo o mundo possam conhecer e aprofundar o conhecimento da cultura portuguesa.

Entre as obras, mais de mil foram capturadas no Art Camera da Google, uma câmara capaz de digitalizar com uma super alta resolução e revelar detalhes que poderiam passar despercebidos a olho a nu — “O Grande Panorama de Lisboa” é um dos exemplos, um documento histórico de Lisboa que pode ser contemplado virtualmente no mais pequeno detalhe.

“Com o Google Arts & Culture, estamos a disponibilizar, de forma gratuita, uma tecnologia pensada para o setor cultural. Colaboramos com as instituições para desenvolver inovações que possam facilitar o acesso à cultura, independentemente de onde estiverem”, destaca Helena Martins, responsável de políticas públicas do Google para Portugal.

Ao todo, são mais de 80 mostras digitais e 18 tours em realidade virtual, com a arquitetura, o teatro, a música, a história de Inês de Castro, mulheres que quebraram barreiras e uma viagem com Luís Vaz de Camões que desafiam as pessoas a mergulharem na cultura do país e entenderem mais sobre os diferentes aspectos que compõem o património de Portugal.

O Google Arts & Culture, juntamente com os parceiros, coloca os maiores tesouros do mundo disponíveis a todos, com museus, instituições, arte e cultura à distância de um clique. As coleções de Portugal: Arte e Património estão disponíveis no site g.co/portugalartandheritage e na aplicação do Google Arts & Culture.

Em números:

  • Mais de 3.000 imagens de obras de arte e artefatos
  • Mais de 1.000 obras de arte capturadas em super alta resolução com Art Camera
  • Mais de 80 exposições virtuais (60+ exposições e 20 tours de realidade virtual)
  • 1 viagem pelos marcos históricos descritos no guia para turistas de Fernando Pessoa, em 1925, no Google Earth

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here