Mais de 3 mil obras do património cultural português digitalizados no Google Arts & Culture

A influência dos portugueses na arte japonesa, os icônicos azulejos, os coches e os grandes nomes da arte portuguesa estão entre as mais de três mil imagens digitalizadas no Google Arts & Culture para o lançamento do projeto Portugal: Arte e Património. Em colaboração com o Ministério da Cultura e com a Direção-Geral do Património Cultural, 22 instituições disponibilizaram as suas coleções para irem além do espaço físico, permitindo que pessoas de todo o mundo possam conhecer e aprofundar o conhecimento da cultura portuguesa.

Entre as obras, mais de mil foram capturadas no Art Camera da Google, uma câmara capaz de digitalizar com uma super alta resolução e revelar detalhes que poderiam passar despercebidos a olho a nu — “O Grande Panorama de Lisboa” é um dos exemplos, um documento histórico de Lisboa que pode ser contemplado virtualmente no mais pequeno detalhe.

“Com o Google Arts & Culture, estamos a disponibilizar, de forma gratuita, uma tecnologia pensada para o setor cultural. Colaboramos com as instituições para desenvolver inovações que possam facilitar o acesso à cultura, independentemente de onde estiverem”, destaca Helena Martins, responsável de políticas públicas do Google para Portugal.

Ao todo, são mais de 80 mostras digitais e 18 tours em realidade virtual, com a arquitetura, o teatro, a música, a história de Inês de Castro, mulheres que quebraram barreiras e uma viagem com Luís Vaz de Camões que desafiam as pessoas a mergulharem na cultura do país e entenderem mais sobre os diferentes aspectos que compõem o património de Portugal.

O Google Arts & Culture, juntamente com os parceiros, coloca os maiores tesouros do mundo disponíveis a todos, com museus, instituições, arte e cultura à distância de um clique. As coleções de Portugal: Arte e Património estão disponíveis no site g.co/portugalartandheritage e na aplicação do Google Arts & Culture.

Em números:

  • Mais de 3.000 imagens de obras de arte e artefatos
  • Mais de 1.000 obras de arte capturadas em super alta resolução com Art Camera
  • Mais de 80 exposições virtuais (60+ exposições e 20 tours de realidade virtual)
  • 1 viagem pelos marcos históricos descritos no guia para turistas de Fernando Pessoa, em 1925, no Google Earth

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here