O Google procura estar sempre na vanguarda da tecnologia, e uma das suas mais recentes inovações é a Magic Editor, uma ferramenta alimentada por inteligência artificial que pode realizar edições complexas de fotos com apenas alguns toques. O objetivo do Google é tornar o aperfeiçoamento de fotos tão fácil como arrastar ou tocar em algo no ecrã.
É o tipo de ferramenta que o Google vem a desenvolver há anos. Ele já possui alguns recursos de edição de imagem com inteligência artificial no seu arsenal, incluindo o Magic Eraser, que permite remover rapidamente pessoas ou objetos do fundo de uma imagem. Mas esta nova ferramenta eleva a fasquia ao permitir que altere o conteúdo e potencialmente o objeto/pessoa de uma foto de maneiras muito mais significativas.
Dentre as habilidades do Magic Editor, podemos destacar a capacidade de aprimorar o céu, mover e dimensionar sujeitos e remover partes da imagem. Basicamente, a ferramenta procura reunir todos os passos necessários para fazer edições semelhantes em programas como o Photoshop, num único toque. Não é necessário ser um expert em edição de imagem para usar a Magic Editor.
Por mais que as ferramentas de edição de fotos acessíveis e gratuitas da Google sejam úteis, é importante analisar a questão da transformação excessiva em fotos. O Magic Editor é uma ferramenta poderosa, mas também levanta preocupações sobre o quanto uma foto pode ser editada antes que ela perca completamente a sua autenticidade. O Google tem sido transparente sobre as limitações da ferramenta e incentiva os utilizadores a se perguntarem: “Isso parece natural e autêntico?” antes de publicarem uma foto editada.
No entanto, o Magic Editor tem muitas utilidades práticas e pode salvar o dia quando precisamos editar rapidamente uma foto para uma apresentação de trabalho ou projeto escolar. Com a ferramenta em mãos, pode remover um objeto indesejado da paisagem ou ajustar o brilho e saturação de uma imagem para torná-la mais vibrante.
Nos dias atuais, a maioria de nós tem acesso a smartphones com câmeras cada vez mais sofisticadas, e a edição de fotos se tornou uma prática comum na nossa rotina. A Magic Editor, da Google, é uma ferramenta que pode realmente nos ajudar a fazer edições complexas com apenas alguns toques, sem necessidade de gastar dinheiro com programas de edição caros e complicados, já para não falar das skills que essa edição necessita.
O Google chama o seu Magic Editor de “tecnologia experimental” que irá estar disponível para alguns telefones Pixel ainda este ano, sem referir quais, antes de ser lançado para todos os outros. Se o Google já está a adicionar ferramentas de edição de imagem com inteligência artificial ao Photos, parece que é apenas uma questão de tempo até que os fabricantes de smartphones integrem essas ferramentas, como a substituição do céu ou a capacidade de mover um objeto, diretamente no software da câmera do telefone.
Fonte: The Verge