macOS e iOS não vão ser um só sistema operativo…para já

O patrão não acredita que esse seja o melhor caminho e que, eventualmente, essa situação poderia mesmo comprometer a integridade e eficácia de ambos. A perspectiva dificilmente poderia ser mais clara e representa um travão a fundo nos rumores que davam conta da unificação de ambos os sistemas operativos da Apple.

Em entrevista concedida ao Sydney Morning Herald, o presidente executivo da Apple, Tim Cook, desmentiu rumores de que a empresa está a preparar a unificação do macOS e o iOS, transformando num único sistema operativo e que equiparia não só iPhone e iPad como os restantes equipamentos da companhia. Há muito que essa possibilidade é apontada como uma estratégia próxima de acontecer mas Cook não acredita que essa seja uma boa ideia.

“Nós não acreditamos nessa coisa de simplificar demais um ou outro”, disse Cook, em declarações à publicação australiana. “Ambos os sistemas são incríveis. Uma das razões pelas quais eles são incríveis é o fato de terem sido desenvolvidos para que façam o que fazem de melhor. Acredito que juntar ambos tornando-o numa única solução era meio caminho para que ambos ficassem comprometidos”, completou.

Por outras palavras, Cook acredita que juntar o macOS e o iOS significaria comprometer a experiência de uso que ambos oferecem. Em vez de oferecer melhorias para os utilizadores, Cook acredita que uma possível junção traria justamente o oposto.
“Talvez a empresa se torne mais eficiente no final das contas. Mas a questão não é essa. A questão é oferecer às pessoas coisas que elas poderão usar para mudar o mundo, expressar as suas paixões ou criatividade. Portanto, essa fixação que algumas pessoas têm nessa história de unificação…tenho sérias dúvidas de que isso seja efectivamente o que o utilizador quer, assegura o presidente executivo da Apple.

Contudo, não param de surgir rumores de que, mesmo não havendo uma combinação entre os sistemas operativos, não é de descartar que, em breve, possam surgir novidades em relação à integração de aplicações que, neste momento, correm em iOS possam igualmente estar preparadas para correr em macOS. O portal The Verge recorda que em dezembro deste ano, por exemplo, falava-se na possibilidade de a companhia estar disposta a encontrar uma forma de trazer coisas da App Store para a Mac App Store. Já em 2018, a dimensão dos rumores falou na possibilidade de companhia de Cupertino estar a preparar os seus próprios processadores para equipas os Macs. Essa nova plataforma, contudo, seria compatível com softwares antigos, desenvolvidos para processadores Intel atuais e, talvez, também com as aplicações do iOS.

Seja como for, se o CEO da Apple pensa dessa forma, mesmo que os investigadores e programadores da empresa estejam dispostos a trabalhar numa solução para unificar ambas as plataformas, será pouco improvável que isso siga em frente e acabe nas mãos do consumidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui