Lucro da Apple cai pela primeira vez em 10 anos: Tim Cook de saída?

apple_moneyA Apple, apresentou esta terça-feira, 23, os resultados do segundo trimestre fiscal de 2013. A empresa registou um rendimento recorde, de 43,6 mil milhões de dólares, superando as projeções de Wall Street. No entanto o lucro sofreu uma queda (a primeira da última década) de 11,6 para 9,5 mil milhões de dólares.

A desaceleração do crescimento das vendas do iPhone terá sido a responsável pela quebra das receitas. As vendas do iPhone diminuiram – a empresa vendeu 37,4 milhões de unidades entre janeiro e março deste ano, mais 7 por cento do que em igual período do ano passado, mas menos 22 por cento em relação ao último trimestre de 2012.

O decréscimo nas margens de lucro deve-se também ao aumento dos custos das componentes e ao lançamento de produtos mais baratos como o iPad mini.

Já as vendas de iPads cresceram de 11,8 milhões no segundo trimestre de 2012 para 19,5 milhões nos últimos três meses, valor ainda assim inferior ao registado no final do ano passado (22,9 milhões). As vendas de Macs caíram ligeiramente, ficando pouco abaixo dos 4 milhões de unidades, enquanto que os iPods continuam a somar derrotas – apenas 5,6 milhões foram vendidos neste trimestre.

Desaceleração do crescimento, concorrência e compressão de margens – as pessoas estão preocupadas com estes factores”, afirmou Shaw Wu, analista da Sterne Agee & Leach, em declarações à Bloomberg. A Apple “mostrou que os receios eram justificados”, acrescentou.

Substituição de Tim Cook pode estar iminente

Para já são apenas rumores, mas que ganham mais sentido com os valores dos lucros trimestrais agora conhecidos. A revista Forbes adianta que a acentuada quebra nos lucros poderá ditar a substituição de Tim Cook.

Segundo a revista Forbes, que cita fontes de Wall Street, alguns executivos acreditam que a empresa deverá substituir o diretor por alguém “com credenciais credíveis e qualificações em tecnologia para assumir e mudar as coisas, e fazer com que a Apple siga o caminho da Hewlett-Packard e JC Penney”.

Estará a posição do sucessor de Steve Jobs em risco?

2 COMENTÁRIOS

  1. Nunca li um absurdo tão grande. Cook de saída? a Apple lucrou muito e segundo rumores está preparando produtos e serviços revolucionários. Agora, dizer que Tim Cook será demitido por uma pequena queda nos lucros, com um recorde de vendas de iPhones e iPads não faz o menor sentido. Acho que vocês precisam pensar um pouco e acompanhar outros sites/rumores sobre a Apple antes de sair falando besteira só para conseguir acessos em seu site!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui