Loja de aplicações Cydia processa a Apple pelo monopólio da App Store

A Loja de aplicações Cydia é conhecida por ser a loja que substitui a loja de aplicações oficial da Apple no iOS quando se fazia jailbreak ao sistema operativo. Vamo mesmo afirmar que era mesmo conhecida por ser uma loja de aplicações não oficial e que tinha aplicações que são pagas na App Store e por ali não. Também é verdade que os responsáveis tenham gerido a coisa de forma mais legal possível.

Mas, mesmo assim, não deixamos de ficar surpresos com a notícia de uma loja de aplicações da Apple (mais ou menos ilegal) processar a loja oficial. Segundo consta no processo interposto pela empresa, acusa a Apple de ter o monopólio do seu software e da loja de aplicações.

A Apple lançou em 2008 a sua loja de aplicações App Store, um ano depois da Cydia ter chegado ao mercado. A Cydia, foi lançada em 2007 como uma forma de fazer jailbreak aos iPhones e iPads e, dessa forma, permitir a instalação de aplicações e uma forma de adicionar funcionalidades que a Apple não disponibilizava através do iOS.

Com o tempo, a Apple foi dificultando o jailbreak, melhorando a segurnaça dos equipamentos e a correção de bugs, tornando mais difícil o trabalho da Cydia, sendo que no auge chegou a ter 4,5 milhões de utilizadores, em 2010.

A Cydia junta-se a várias outras empresas que têm processado a Apple devido à limitação que a Apple impõe nos seus equipamentos, acusando-a de abuso de poder e monopólio. Certamente que esta situação nos faz lembrar o mais recente famoso processo entre a Epic Games e a Apple, onde a Apple retirou o Fortnite da App Store por estar a aliciar os jogadores a comprar items para o jogo fora da esfera da App Store, o que fazia com que a Epic Games ganhasse mais dinheiro, e a Apple não ganhasse a comissão de 30%.

Fonte: Washington Post

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here