O serviço desenvolvido pela EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) para aluguer de bicicletas públicas partilhadas (Bike Sharing) arrancou já a sua fase de testes com 100 bicicletas que estão disponíveis em 10 estações de aluguer.
Os primeiros utilizadores, que terão durante o primeiro mês a responsabilidade de dar retorno contínuo da sua experiência, terão a chance de experimentar a rede pública de bicicletas partilhadas. A abertura ao público do sistema está prevista para o próximo mês, e a médio prazo deverá ser extendido a outras zonas de Lisboa além do Parque das Nações.
O projeto da rede de bicicletas públicas partilhadas tem como meta as 1410 bicicletas, sendo que 940 contarão com assistência elétrica e outras 470 apenas movidas a pedal que estarão disponíveis num total de 140 estações distribuídas em vários eixos de Lisboa.
O controlo de toda a atividade, que terá custos de assinatura e utilização além da primeira meia hora para o utilizador, será feita através de uma aplicação, a Bike Share, que servirá também como passaporte de acesso às bicicletas.
O programa Lisboa Bike Sharing, que tem site de apoio na Internet, é uma medida que visa aproximar a capital portuguesa das restantes cidades europeias em termos de soluções de mobilidade limpa e qualidade de vida.
Mais informação: Lisboa Bike Sharing