Limpar e acelerar o seu computador com o CCleaner

 

Com a utilização normal do seu computador vai acumulando ficheiros que podem ser apagados de forma segura, usando por exemplo o CCleaner.

Este programa gratuito da Piriform, é um dos mais conhecidos do género. Em primeiro lugar porque realmente funciona, limpando os ficheiros desnecessários, o ficheiro de registo do Windows, entre outras opções, deixando o computador mais leve e rápido. Depois porque é gratuito e toda a gente adora um programa gratuito.

CCleaner

O CCleaner pode, e deve, ser usado de forma regular para manter o “lixo” fora do seu sistema operativo. Pode por exemplo definir que todas as semanas ou todos os meses corre o programa de limpeza. Quanto mais tempo deixar entre cada limpeza maior será a quantidade de “lixo” que se vai acumular no seu computador.

Para utilizar o programa só tem de aceder ao site do CCleaner e descarregar o software através do botão verde de “Free Download”. Na página a seguir é-lhe mostrada uma tabela com a comparação das diferentes versões mas a gratuita já tem boas potencialidades.

Depois de instalar e abrir o programa tem acesso a um menu do lado esquerdo onde tem as várias opções: Cleaner, Registry, Tools, Options e Upgrade.

Neste caso apenas interessam as duas primeiras.

Através da opção “Cleaner” o programa vai fazer uma análise ao seu computador e procurar ficheiros temporários, documentos recentes, cookies, dados obsoletos, histórico de downloads, entre outros tipos de ficheiros que podem ser apagados. Aqui pode escolher que itens que analisar e que posteriormente poderá apagar. Quando a análise terminar é-lhe mostrado os resultados dizendo quanto espaço total é que pode libertar, sendo também informado do que vai ser apagado e de quanto espaço ocupa cada um dos itens. Se estiver de acordo só tem de clicar no botão “Run Cleaner”.

A segunda opção também faz uma otimização ao seu sistema operativo, mais propriamente ao registo do Windows. Aqui é guardada toda a informação do Windows, nomeadamente a informação dos ficheiros que abre, dos programas que tem instalados e dos que já teve, definições de sistema, etc. Com a utilização normal vai acabando por acumular aqui informação que já não tem qualquer interesse. O CCleaner vai apagar esta informação desnecessária tornando o seu sistema mais limpo e rápido.

No entanto, devido à importância do registo do Windows para o funcionamento do sistema operativo, se não se sentir seguro não corra a ferramenta de limpeza do registo. Uma alteração errada pode deixar o Windows sem funcionar. No mínimo antes da execução faça o backup que a ferramenta recomenda.

Agora já tem o seu computador mais limpo e, possivelmente, mais rápido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui