A Apple colocou restrições na partilha de ficheiros via wi-fi no AirDrop através de iPhones na China, depois da funcionalidade ter sido utilizada por manifestantes para partilhar imagens que se opõem ao governo chinês, relata a Bloomberg.
A China é conhecido pelas suas rígidas leis de censura, e as restrições à AirDrop são apenas o exemplo mais recente. Na sequência de protestos em Hong Kong, a China também já tinha bloqueado o acesso ao Instagram.
AirDrop é um serviço de partilha de arquivos via Wi-Fi desenvolvido pela Apple, disponível nos seus sistemas operativos iOS e macOS. Foi introduzido no Mac OS X 10.7 Lion e no iOS 7, e permite a transferência de arquivos entre computadores Macintosh e dispositivos iOS suportados.
A opção “Todos” no AirDrop está agora limitada a uma janela de dez minutos por utilizador. Após os dez minutos, a partilha de dispositivo para dispositivo do AirDrop voltará para “Somente contatos”, dificultando a distribuição de conteúdo para outros utilizadores. Essas novas restrições de tempo foram introduzidas pela Apple apenas algumas semanas depois do serviço ter sido usado para espalhar cartazes contra o presidente Xi Jinping.
A restrição do AirDrop foi incluída no lançamento público do iOS 16.1.1 na quarta-feira, apesar de nada sobre isso ter sido mencionado nas notas de lançamento. Os utilizadores descobriram rapidamente que as restrições parecem limitadas aos iPhones comprados na China.
Como a Bloomberg observa na sua própria reportagem, o AirDrop tem sido frequentemente usado como uma arma para contornar a estrita censura online da China. Isso não quer dizer que o AirDrop seja um proteção para a liberdade de expressão.
A Apple foi criticada no passado por implementar mudanças destinadas a apaziguar o governo chinês, tais como remover aplicações VPN e esconder os emoji da bandeira de Taiwan para utilizadores baseados em Hong Kong e Macau. Mas algumas destas mudanças podem ter sido desnecessárias, já que um relatório recente da Reuters sugere que o governo chinês não está realmente interessado em censurar o conteúdo.
A Apple confirmou que está a introduzir uma nova configuração AirDrop que irá restringir a funcionalidade de partilha de ficheiros aos utilizadores dentro da mesma rede. A mudança é aparentemente uma tentativa de mitigar a recepção de ficheiros indesejados, embora a Apple ainda não tenha abordado a razão pela qual a nova configuração está a ser introduzida (e apenas na China).
Fonte: Bloomberg