A Adobe está a lançar algumas novas funcionalidades de IA para a sua suite Lightroom que visam acelerar algumas das partes mais chatas na edição de imagens. Isto inclui melhorar os fluxos de trabalho e remover elementos indesejados nas suas imagens. As novas funcionalidades de IA parecem ser uma grande ajuda para acelerar o processo de edição, especialmente para aqueles que não são peritos em Photoshop.
O utilização da AI está a ser atualizado com as novas ferramentas como Select People, Select Objects e Select Background com apenas um clique. A funcionalidade Select People pode automaticamente detectar e criar máscaras de camadas com grande detalhe, mesmo em áreas específicas de um ficheiro. O rosto, corpo, pele, olhos, dentes, lábios, cabelo e muito mais podem ser detetados com um único clique, eliminando a demorada necessidade de criar cuidadosamente as tuas próprias máscaras e acelerando geralmente o processo de edição de imagens.
O Lightroom e o Photoshop têm tido a funcionalidade Select Subject semelhante há já algum tempo, mas esta nova funcionalidade otimiza especificamente as áreas de trabalho. Isto torna muito mais fácil ajustar seletivamente coisas como o céu ou o fundo por detrás delas.
A Adobe anunciou uma série de novas funcionalidades para o seu software de edição de fotos Lightroom e Camera RAW. Estas incluem a capacidade de detectar e mascarar automaticamente objetos em fotos usando a inteligência artificial (IA), bem como uma funcionalidade de um clique para gerar camadas para mudar o fundo de uma foto.
A detecção de objectos alimentada por IA estará disponível tanto no Lightroom como no Lightroom Classic, assim como em Adobe Camera RAW. Com ela poderá selecionar objectos nas suas fotos com a ferramenta Brush Select, e a IA irá automaticamente refinar as margens da tua selecção para criar uma máscara.
As predefinições adaptáveis para retratos estão a chegar ao Lightroom e Lightroom Classic para Windows e Mac, iOS e iPadOS. Estas novas predefinições podem ser usadas para melhorar rapidamente quer o tema inteiro de uma imagem, como um filtro de beleza móvel ou zonas específicas de um rosto.
Por fim, um recurso semelhante de remoção sensível ao conteúdo que acaba de ser anunciado para o Photoshop também está a ser implementado em vários aplicativos do Lightroom, permitindo que os criadores removam ou substituam os objetos rapidamente sem alterar manualmente.
Fonte: Engadget