Líderes tecnológicos entre as pessoas mais poderosas do mundo

A área das tecnologias está bem representada na lista das pessoas mais poderosas do mundo ao colocar seis pessoas entre as 70 com mais poder no ano de 2011.

A importância das tecnologias nos dias que correm é cada vez maior ao ponto de Bill Gates ser considerado o quinto homem mais poderoso do planeta, enquanto Mark Zuckerberg ocupa a nona posição.

Apesar da ligação à Microsoft, a quinta posição de Bill Gates no ranking de Forbes está também associada à sua vertente mais humanitária. A descrição que acompanha o actual chairman da Microsoft é a de co-presidente da Bill & Melinda Gates Foundation, a fundação de caridade que detém em parceria com a sua mulher. Juntando milhões de computadores espalhados pelo mundo a rodar o sistema operacional Windows de diferentes versões, percebe-se o quinto lugar atribuído.

É também com milhões que se faz o nono lugar de Mark Zuckerberg, não só os da sua fortuna mas acima de tudo os 750 milhões de utilizadores do Facebook. Apenas com 27 anos de idade o «miúdo» Zuckerberg já consegue estar entre as dez pessoas mais poderosas do mundo, ficando logo à frente de David Cameron, primeiro ministro do Reino Unido. Consegue ainda deixar para trás figuras como Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, ou Dilma Rouseff presidente do Brasil e uma das maiores economias emergentes a nível global.

Numa altura em que o planeta Terra tem 7 mil milhões de pessoas, a Forbes decidiu escolher as 70 que mais importam. Na lista e ainda relacionados com as áreas da tecnologia, aparecem Sergey Brin e Larry Page como co-fundadores do Google na 30ª posição e Jeff Bezos, CEO da Amazon, no 40º lugar. Dois lugares abaixo, na 42ª posição, surge Robin Li, CEO do motor de pesquisas chinês Baidu. Até ao fim da lista dos 70 mais poderosos de 2011 aparece ainda Tim Cook, o actual CEO da Apple em 58º lugar.

Os líderes tecnológicos mostram pela quantidade e pelas posições que as diferentes áreas tecnológicas são cada vez mais importantes no dia-a-dia das pessoas. Os primeiros quatro lugares da lista da Forbes são ocupados por políticos e Barack Obama recebe o título de homem mais poderoso do planeta. Portugal não tem nenhum representante em nenhuma das áreas das pessoas com mais poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here