Análise LG XBOOM GO PK5: uma premium dentro do segmento das colunas portáteis

Red Magic 6S

O mercado musical movimenta muito dinheiro, a digitalização contribuiu para a sua massificação, mas como ficam os verdadeiros equipamentos de som? O tamanho destes diminuí, mas a que custo?

Quando o impensável se torna realidade, somos surpreendidos pelo inesperado. O inesperado vêm-nos pelas mãos da Life’s Good através da qualidade sonora da coluna portátil, Xboom Go PK5. Acompanhe-nos em mais uma análise isenta de um equipamento de som da fabricante de eletrónica de consumo corena.

Design

Através de uma abordagem mais distinta, a Xboom Go PK5, insere-se com arestas ligeiramente arredondadas, mantendo um compromisso com a forma retangular da estrutura. Acima de tudo, o que a diferencia em certa medida é, o facto de poder ser colocada em quase todo o tipo de superfície graças à sua rugosidade e pegas laterais superiores e inferiores, que a mantêm estável nas mais diversas situações.

O esforço em apresentar um dispositivo bem equipado é inegável, pois incorpora juntamente com o stereo, um subwoofer duplo nas laterais. Mesmo sem o cuidado necessário, esta coluna está preparada para todas as adversidades, daí a sua estrutura forte.

Os materiais demonstram a solidez da estrutura principal. Em tons de cinzento, a gradação não acontece apenas nas cores, também na suavidade dos materiais passamos de um plástico mais robusto para um mais sensível ao toque na superfície onde se encontram os botões, estes bastante “clicky” quando pressionados, no entanto, protegidos por uma membrana emborrachada (como aquela que víamos em MP4s).

Como não poderia deixar de ser, neste tipo de coluna a presença dos LEDs traz alguma variedade aos tons cinza presentes, podendo “vibrar” ao som da música (acompanhando o ritmo).

Recursos

O recurso mais flagrante ao nível da tecnologia parte da parceria com a Meridian, empresa inglesa pioneira no desenvolvimento de áudio de elevada resolução (qualidade sonora). Talvez uma das melhores parcerias para a LG terá sido com esta empresa, que tem desenvolvido os melhores sistemas de som desde 1977, quando foi fundada. O know-how desta empresa permitiu à LG abdicar de tecnologias como Dolby Atmos e DTS:X Surround Sound.

A conexão preferencial é por Bluetooth, no entanto, possuí ainda a opção de se conectar através de uma entrada USB-C. Além disso, possuí ainda uma porta jack de áudio para que possa escutar o som que mais lhe agrade sem incomodar os outros (para aqueles smartphones que não têm entrada jack de aúdio, possuindo apenas USB-C).

Graças à certificação IPX5, a coluna é capaz de resistir à água, não sendo, no entanto, à prova de água. A fim de garantir a estabilidade da transmissão (sem soluços), o dispositivo coreano é dotado de tecnologia Low Complexity Subband Coding (SBC), permitindo uma rápida transmissão do som por Bluetooth.

Resultante da parceria com a Meridian Audio, nascem as funcionalidades “Clear Voice” e “Enhanced Bass“, respetivamente em português, “Voz clara” e “Graves equilibrados” que permitem sons extremamente mais precisos, mesmo! Tivemos a oportunidade de testar tanto com músicas pop-rock fortes, bem como, músicas com tonalidades mais agudas, todas elas fantásticas (dado o reduzido tamanho dos speakers).

Autonomia

Ao nível da autonomia, a LG Xboom Go PK5 promete uma autonomia de cerca de 18 horas de música constante. A nossa experiência permitiu-nos atingir esse regime, ao longo de diversos dias (uma vez que não o faríamos seguido). Importante mencionar que a coluna possuí uma bateria menor do que a maioria dos smartphones de atualmente, ou seja, cerca de 2600 mAh.

O carregamento, apesar do tamanho ocorre num período de, mais ou menos, 3 horas e meia, 4 horas. Isto acontece pela ausência de carregamento rápido garantindo uma longevidade maior das baterias e do ciclo de carregamento, o que é um ponto a favor na hora de a comprar.

Performance

O desempenho demonstra a categoria premium deste equipamento. Se dúvidas houvesse, ficaram esclarecidas. A melhoria do som com recurso às tecnologias Meridian permitiram mostrar que um pequeno dispositivo pode chegar aos calcanhares de alguns conjuntos 3.1 e 5.1 speakers.

Quando falamos da operação do equipamento, não existe nada a apontar. A Life’s Good tem-nos habituado a produtos bem feitos, sem grandes problemas. Este caso, é um deles. O sistema operativo é simples, controlando apenas efeitos sonoros, os LEDs, o controlo da coluna, a gestão da bateria e o microfone.

Em termos de intensidade e projeção de som, a qualidade é ótima, satisfazendo as necessidades de um espaço com 15 m2 onde não ocorreu nenhuma distorção com o som máximo permitido pela coluna (neste caso, 20W de potência). Não é fantástico? Sem exagero, sentia o chão vibrar, mas não sentia agudos estridentes nem graves monocórdicos.

Os tons agudos, costumam ser um dos aspetos mais importantes na escolha dos melhores equipamentos de som. Xboom Go PK5, sendo uma das melhores no mercado, neste segmento, mostra que está para arrasar com qualquer concorrência, não fosse ela procurar os melhores dos melhores na sonoridade (sucesso dos finais anos 70) para conceber uma linha atualizada no mercado, as colunas portáteis.

Os tons graves, a cargo do duplo subwoofer nas laterais (dual action bass) que equipam este dispositivo, demonstram as potencialidades para ouvir grandes espetáculos, onde se costuma sentir este tipo de tons mais frequentemente.

Arrisco-me a dizer que foi, talvez uma, entre as melhores no que a fidelidade do som disse respeito. O trabalho entre a Life’s Good e a Meridian Audio foi bem sucedido, merecendo todo o crédito.

Preço

O preço praticado em alguns pontos de venda são de 149,99€ e 143,19€ na FNAC e Worten respetivamente. É aqui que a coluna peca. Apesar de tudo, o preço é elevado para o tipo de coluna que é.

É este o preço a pagar pela qualidade. Se procura uma coluna premium terá de pagar um preço, também ele premium. Contudo, se dinheiro não for um problema, não ficará defraudado.

Veredito: LG Xboom Go PK5

Quando é chegada a hora de decidir a compra deste tipo de equipamentos portáteis, a performance, a autonomia e os recursos são os principais itens de decisão.

Os recursos, a performance e a qualidade de construção são elementos importantes na hora de decisão relativamente à compra deste equipamento. Xboom Go PK5 demonstra o seu poder na influência provocada no cliente.

A potência, mesmo que de 20W e um alcance de 10 metros, como refere a LG, é mostra que tudo é possível. Considerando todos os aspetos mencionados acima, classificamos esta coluna como “Muito boa“. Os amantes de música vão certamente deliciar-se com as capacidades que esta coluna lhes podem proporcionar dentro das suas limitações claras.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here