LEXUS apresenta a sua visão de eletrificação do futuro nos automóveis

Red Magic 6S

Honrando o seu compromisso em continuar a proporcionar experiências inovadoras e surpreendentes, a Lexus apresenta a sua visão “Lexus Electrified”.

Desde o lançamento da marca, em 1989, a Lexus tem-se empenhado em proporcionar experiências inovadoras e em surpreender através de experiências que estimulam os cinco sentidos. Desde o lançamento do RX 400h, em 2005, a Lexus tem sido pioneira em tecnologias de eletrificação, como é o caso da transmissão híbrida com mecanismos interno de duplo estágio e do sistema híbrido “multi-stage”, que recorrem a tecnologia avançada para proporcionar desempenho de excelência e sensação de condução direta, característica dos híbridos Lexus.

A visão “Lexus Electrified”, revelada pela primeira vez ao público europeu no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2020, procura dar o salto em frente no desempenho do veículo, na sua dinâmica, no controlo e no prazer de condução – numa altura em que a mobilidade da sociedade continua a mudar, com condução autónoma e a eletrificação do automóvel.

Evocando o prazer original da condução, a Lexus tem vindo a desenvolver avançadas tecnologias de controlo de postura e eletrificação, para intensificar o prazer de condução e transformar a essência dos veículos de luxo do futuro. Com este fim em mente, a Lexus está a basear-se na experiência obtida durante o desenvolvimento das tecnologias aplicadas na sua vasta gama de híbridos, que combinam motor elétrico e gasolina, incluindo gestão de bateria, módulos de controlo de energia e motores elétricos. Em particular, a tecnologia do “Lexus Electrified” permite o controlo integrado da motorização, direção, suspensão e travões, realizando o potencial máximo da tecnologia de controlo da motorização cultivada nos veículos híbridos. Com esta tecnologia, é possível controlar a força motriz para fornecer a postura ideal do veículo de acordo com cada situação de condução. A Lexus continuará a encetar todos os esforços por continuar a fornecer veículos cada vez mais agradáveis e seguros.

Para alcançar esse objetivo, a Lexus planeia expandir a sua gama eletrificada com o lançamento do seu primeiro 100% elétrico (BEV – Battery Electric Vehicle) em 2020 com o Lexus UX 300e – estendendo a resposta da Marca às necessidades de várias regiões do mundo, incluindo o desenvolvimento de híbridos (HEV – Hybrid Electric Vehicles), veículos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicles), BEV e veículos a pilha de combustível movidos a hidrogénio (FCEV – Fuel Cell Electric Vehicles). Seguir-se-á a expansão da gama de veículos eletrificados – com o lançamento do primeiro Lexus PHEV e uma nova plataforma BEV dedicada, no início desta década..

Destaques Lexus LF-30 Electrified

O novo conceito ‘LF-30 Electrified’ personifica a visão da electrificação da Lexus O concept eletrificado LF-30 personifica a visão “Lexus Electrified”. No exterior, conta com um design avançado que se espera de um BEV com silhueta artística que resulta num formato futurista. O interior integra a condução autónoma e outras tecnologias de ponta de forma assertiva, sem perder a distinção característica da Lexus. O desempenho está enraizado nos componentes do Lexus Electrified, acrescentando a mais recente tecnologia Lexus à liderança da marca no desenvolvimento de sistemas HEV. A precisão do controlo do motor elétrico permite ajustes instantâneos na postura, impossíveis nos veículos convencionais. Paralelamente, o LF-30 Electrified emprega inúmeras tecnologias avançadas, com o olhar em 2030 – um novo cockpit baseado numa filosofia de design centrada no ser humano e no sistema de direção eletrónico (steer-by-wire).

Exterior futurista é um prenúncio do que serão os veículos eletrificados da Lexus em 2030 Ao assumir o desafio de criar um novo design que só poderia ser alcançado com um BEV alimentado por motores elétricos nas rodas, a Lexus articulou visualmente o fluxo de energia exclusivo do LF-30 Electrified. O formato do veículo destina-se a expressar visualmente a energia criada pelas rodas colocadas nos cantos da carroçaria que fluem em direção ao habitáculo e passam pelo condutor, fluindo diretamente para a estrada.

Inspirado num formato de um veículo sem capot, possível por ser um BEV, a grelha fusiforme da Lexus foi desenvolvida para abranger todo o veículo. Os vidros, estendem-se continuamente da frente para a retaguarda, os robustos guarda-lamas e os faróis em forma de asa criam os contornos da icónica grelha frontal da Lexus. O formato flui de forma elegante da frente para uma traseira linear e afiada. Para além dos faróis em forma de asa, a nitidez das luzes traseiras e as entradas de ar laterais combinam-se para obter uma excelente aerodinâmica e desempenho de arrefecimento, resultando numa forma que se funde com função.

A opacidade dos vidros laterais pode ser ajustada livremente, podendo ser utilizada para amplas vistas da paisagem circundante e um alto nível de privacidade à noite ou noutras situações. A zona frontal do veículo e os padrões de luminescência, permitem identificar do exterior se o veículo está a ser conduzido no modo normal ou no modo de condução autónoma, refletindo a procura da Lexus em combinar estilo e funcionalidade de nível superior. A cor exterior ‘céu voltaico’ emprega um revestimento de ponta com infusão de alta qualidade de tinta com metal para atingir um toque único de azul esverdeado.

Interior inovador recorre a tecnologia de condução autónoma, a um moderno cockpit e a outros avanços

Apoiada numa filosofia centrada no ser humano, a Lexus projetou o cockpit com base no novo conceito “Tazuna”. Inspirados na maneira como uma única rédea pode ser usada para alcançar um entendimento mútuo entre cavalo e cavaleiro, os interruptores colocados no painel de controlo e no “head-up display” foram coordenados minuciosamente, criando um espaço que permite ao condutor concentrar-se na condução enquanto controla várias funções, como o sistema de navegação e áudio, e a seleção do modo de condução, sem precisar de desviar o olhar ou operar interruptores manuais. Como indicação da imagem futura de um cockpit do Tazuna, o LF-30 Electrified emprega interfaces de última geração, como controlo de gestos e apresentação aprimorada de informações do veículo via AR (realidade aumentada). O resultado é um interior que proporciona conforto e conveniência para ambos, condutor e passageiros.

O layout do banco do passageiro da frente lembra um banco de primeira classe, sem descurar a coexistência de sensação de abertura e de envolvimento. Todos os interruptores e outras formas de controlo estão confortavelmente ao alcance do passageiro, bem como um grande ecrã de controlo por gestos que reforça o conforto e a conveniência no interior.

Os bancos traseiros utilizam tecnologia muscular artificial para se moldarem ao ocupante e podem suportar vários modos, como reclinação, relaxamento e funções de alerta. O sistema de áudio Mark Levinson cria um ambiente de som de última geração, no qual o controlo das colunas ao minuto estabelece espaços acústicos ideais para o prazer de ouvir música, para condutor e passageiros. Para além de fornecerem um ambiente de áudio ideal, as colunas embutidas nos encostos de cabeça permitem o cancelamento de ruído, o que contribui para maior tranquilidade.

O teto de vidro acima dos bancos traseiros possui controlo por voz designado “SkyGate” que é controlado por gestos, que usa AR para exibir diferentes tipos de informação, como uma projeção realista de um céu repleto de estrelas, vídeos favoritos dos utilizadores e até mesmo navegação.

Para além do design exclusivo, o interior também reflecte o luxo da próxima geração, através da utilização de materiais sustentáveis que reduzem o impacto ambiental. O Yakisugi (cedro carbonizado), material tradicional japonês, é utilizado no piso e no controlo da direção, e o metal reciclado é processado em fibras para criar o acabamento da porta plissada. Uma abordagem que expressa a distinção e o espírito inovador da Lexus.

Com quatro motores elétricos incorporados nas rodas, direção “by wire” e Lexus Advanced Posture Control, o LF-30 oferece uma experiência dinâmica totalmente diferente de qualquer outro veículo disponível.

Para dar o salto em frente no desempenho do veículo, no desempenho dinâmico, no controlo e no prazer de condução, o LF-30 emprega inúmeras tecnologias de ponta, para além do controlo avançado da postura. Os motores elétricos incorporados em cada uma das quatro rodas do veículo e o baixo posicionamento da bateria permitem um melhor aproveitamento da inércia e desempenho de condução de alto nível. Tecnologias de condução autónoma e tecnologias de veículos de suporte para drones – a piscar o olho ao futuro em 2030 e o valor adicional que os veículos podem oferecer.

A tecnologia integrada de controlo dos motores regula a potência dos motores elétricos de elevado binário para ajustar a postura do veículo em sintonia com a sensibilidade humana. O controlo completamente independente das rodas dianteiras e traseiras permite o fornecimento adequado de tração dianteira, tração traseira e tração nas quatro rodas, dependendo da situação. As unidades compactas e leves de propulsão aumentam a liberdade de condução e permitirem ao condutor desfrutar da experiência ideal, independentemente da superfície da estrada ou das condições.

Ao colocar o Lexus Advanced Posture Control como elemento central da visão ‘Lexus Electrified’, a Lexus pretende aplicar a tecnologia a toda a sua linha de veículos eletrificados.

O sistema de direção-by-wire elimina a conexão mecânica para permitir um controlo mais flexível nas mudanças de direção, dependendo das condições, e fornece uma sensação de condução mais precisa, alinhada com a intenção do condutor. Também contribui para uma maior sensação de abertura, permitindo que o controlo de condução possa ser deslocado para frente e fora do caminho, durante a condução autónoma.

Como BEV de próxima geração, o LF-30 recorre a tecnologia de carregamento sem fios para simplificar o carregamento diário e a gestão de energia baseada em IA, permitindo a distribuição ideal de energia elétrica entre o veículo e a casa, através do controlo de carregamento coordenado através da programação diária do utilizador.

A IA a bordo distingue as vozes dos ocupantes do veículo e utiliza informações personalizadas armazenadas na chave de controlo do condutor para servir como parceiro. Facilita o ajuste de elementos do ambiente interior, como temperatura do ar e o áudio, e a definição de rotas e destinos de navegação, para além de sugerir atividades à chegada. Percebe as preferências do condutor e ajuda a controlar as configurações de suspensão e transmissão em tempo real, de acordo com o cenário da condução.

O LF-30 Electrified traz também o ‘Lexus Airporter’, veículo de apoio com tecnologia de drones. Utilizando o controlo autónomo, o Lexus Airporter consegue executar tarefas como transportar bagagem de maneira independente, da porta de casa para a área de bagagem do veículo.

Com base no mais recente conceito de tecnologia de condução autónoma ‘Lexus Teammate’, o LF-30 Electrified apresenta funções avançadas de suporte à condução como o modo Chauffeur e o modo Guardian. Os ocupantes podem desfrutar de conforto e tranquilidade durante a condução autónoma com recurso de tecnologia avançada de controlo de postura. Para além disso, a função de estacionamento automático e a função chegada à porta em modo autónomo do LF-30 Electrified fornecem um alto nível de conforto e conveniência.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here