Levi’s com modelos não humanos gerados por Inteligência Artificial

A marca de roupa Levi’s foi a mais recente a adotar tecnologia baseada em Inteligência Artificial para ir intercalando os modelos humanos por modelos gerados por IA.

Em comunicado oficial a popular marca de roupa norte-americana vai recorrer à Inteligência Artificial para inovar a forma como exibe as suas coleções de moda. Nesta novidade a Levi’s fez uma parceria com uma empresa de IA designada Lalaland.ai de modo a criar modelos de moda gerados por computador para “complementar modelos humanos”. A imagem mostra um modelo que não existe na realidade.

Esta conceção faz parte de uma “jornada de transformação digital” de diversidade, equidade, inclusão e sustentabilidade que são também os valores da empresa parceira. O objetivo é tornar possível que os vários produtos de moda sejam percebidos como assentam numa pessoa parecida connosco em termos de formato de corpo, tamanho e tom de pele.

Levis

A Levi’s conta, assim, com um robot que consegue gerar uma aparência de diversidade, deixando assim de lado a necessidade de ter modelos efetivamente humanos a representar as características que se pretende associar à marca.

Já a parceira Lalaland.ai foi fundada em 2019, em Amesterdão, e tem como missão “ver mais representatividade na indústria da moda”.

A Levi’s também assegura que os seus esforços de diversidade vão além do uso de modelos de IA, observando que está a concentrar-se em trabalhar com criadores de conteúdo à frente e atrás das câmaras que “refletem uma ampla base de consumidores”. Não está claro, no entanto, como esta iniciativa se vai combinar com o uso de modelos falsos em vez de modelos, maquilhadores e fotógrafos de carne e osso.

De recordar que em agosto do ano passado, a Capitol Records assinou e, posteriormente, demitiu o rapper virtual AI FN Meka devido a denúncias de que a personagem promovia “estereótipos grosseiros” da cultura negra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui