Lentes de contacto especiais dão visão telescópica ao utilizador

lentes de contactoUma equipa composta por investigadores dos Estados Unidos da América e da Suíça está a desenvolver um novo tipo de lentes de contacto inovadoras. Quando combinadas com óculos especiais, estas lentes conseguem dar uma visão telescópica ao seu utilizador.

Combinando as lentes com os óculos – equipados com filtros polarizados -, é possível ampliar até 2,8 vezes o tamanho da imagem que está a ser visualizada.

O sistema pode ser a solução para pessoas que sofrem de problemas de visão provocados pela idade, como a degeneração macular, por exemplo. Esta doença danifica a mácula, a parte do olho que define os detalhes do campo de visão, provocando dificuldades no reconhecimento de rostos e na realização de algumas tarefas, como conduzir, ler ou ver televisão.

Contudo, a inovação também poderá ter aplicações ao nível militar, até porque o projeto está a ser financiado pelo Darpa, o braço científico das Forças Armadas norte-americanas.

Estas novas lentes de contato funcionam de forma especial graças a um núcleo em forma de anel que permite a entrada de luz no olho, através de minúsculos espelhos de alumínio. O primeiro protótipo produzido pela equipa tem oito milímetros de diâmetro, um milímetro de espessura na região central e 1,17 milímetros na zona onde fica o anel ampliador.

De acordo com os investigadores, a parte mais difícil do projeto foi tornar as lentes utilizáveis durante um período de tempo superior a 30 minutos, já que o olho precisa de respirar. As lentes devem permitir a entrada de gases para que a córnea não fique sem oxigénio, um problema que entretanto já foi resolvido no caso destas lentes inovadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here