Lembra-se do manto da invisibilidade de Harry Potter? Já há um a sério no Texas!

Red Magic 6S

Não tente negar, se é fã da saga “Harry Potter”, foi quase inevitável pensar no que faria se tivesse um manto da invisibilidade igual ao do jovem feiticeiro. Mas, agora já pode colocar a questão a sério. É que um grupo de investigadores da Universidade do Texas, em Austin, criou o Metascreen.

Trata-se de um material muito fino, com apenas 0,15 milímetros de espessura, que consegue torná-lo “invisível”. Para obter este efeito, os investigadores juntaram fios de cobre a uma película de policarbonato. Nos testes, utilizando microondas, foi possível tornar invisível ao olho humano um cilindro com 18 centímetros de altura.

Apesar das atuais limitações da invenção, trata-se de um dos avanços mais fiáveis nesta área. Um dos coordenadores da investigação, o professor Andrea Alu, acredita que este material ultra fino é um passo importante em direção ao produto final.

“Quando os campos dispersos do manto e do objeto interferem um com o outro, cancelam-se mutuamente e o efeito geral é transparência e invisibilidade de todos os ângulos“, diz o docente, citado pelo jornal Metro.

Para já, a técnica desenvolvida em Austin afigura-se relativamente simples de reproduzir e, em princípio, de acordo com a previsão dos cientistas, o manto poderá também vir a ser capaz de tornar a luz invisível.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

2 COMENTÁRIOS

  1. Caramba! eu A-D-O-R-O Harry Potter, e essa notícia me deixou muuuito feliz!!! acho que, com um manto desses, eu colocaria uma tachinha na cadeira da professora de matematica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here