Leka – robot amigo para crianças autistas

Uma das maiores criticas que são feitas à tecnologia moderna é o impulso excessivo da industria de resolver problemas triviais. Mas de tempos a tempos, lá aparece um aparelho que quebra o padrão.

Como é o exemplo de Leka, um brinquedo inteligente, que é um pequeno robot esférico, que faz lembrar o BB-8 do Star Wars. Mas este pequeno robot em vez de nos deslumbrar com truques baratos, espanta-nos com o seu propósito sério: o de ajudar as crianças com autismo, ou outras dificuldades de desenvolvimento e aprendizagem, a aprenderem a comunicar melhor.

Este aparelho foi projetado para ser controlado por um adulto ou ser posto em modo automático para que as crianças de qualquer idade e, até mesmo adultos com deficiências graves, possam superar barreiras sociais, aprendam e progridam no seu próprio ritmo.

O robot Leka serve de intermediário entre a criança com dificuldades e o mundo e as pessoas que a rodeiam.

Leka acende-se com LEDs coloridos, toca musica e gira na moda antropomórfica, para além de emitir vibrações subtis.

Possui um ecrã que mostra várias expressões faciais e que também pode ser usada para mostrar fotos e vídeos. Contudo, a sua função principal, é jogar jogos educacionais.

Leka pode ser personalizado para alterar a quantidade de estímulo e o nível de interacção com a criança dependendo das suas necessidades.

Os jogos vão do mais simples, como pedir para identificar um objecto ou uma cor, até jogos mais complicados que implicam interacção com um adulto.

Este brinquedo pretende ser uma ancora de confiança e segurança para que pessoas com dificuldades sociais possam aprender e saber confiar.

Por norma os brinquedos que se destinam a melhorar o desenvolvimento cognitivo podem custar milhares de dólares. Contudo a empresa da Leka acha que o preço razoável é entre $700 e $800, para que os pais possam comprar de uma forma definitiva, sem terem que confiar exclusivamente numa instituição.

Contudo, mesmo que encomende agora, não o deve receber antes de Fevereiro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here