Lei pode proibir Waze no Brasil

waze_logo

A câmara de deputados brasileira, por via da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) deu ontem seguimento a um projeto de lei de 2013 (PL 5596) que tem como principal objetivo o bloqueio das aplicações que dão informações de trânsito em tempo real naquele país, assim como localização de polícias e radares nas vias.

Esta legislação foi avançada pelo deputado Major Fábio e visa multar condutores que recorram a este tipo de aplicações ou serviços podem incorrer em multas pesadas na casa dos 50 mil reais (13 mil euros).

Esta não é a primeira vez que o Waze, aplicação adquirida há alguns anos pela Google, está na mira das autoridades. Nos EUA as autoridades tâm exposto as fragilidades em que são colocados graças a este software. Do lado da Google, Julie Mossler, porta voz da empresa, apenas salienta que «o alerta da localização da polícia potencia a segurança dos cidadãos ao promover uma resposta mais rápida dos serviços de emergência. Além do mais, o Waze tem introduzido nas cidades inegáveis melhorias no trânsito que afeta determinadas vias». 

Em Portugal a aplicação tem visto crescer diariamente a sua comunidade de utilizadores, sobretudo nas regiões da capital e do Grande Porto, para fazer face aos congestionamentos de trânsito e ainda assim conseguirem efetuar uma gestão mais otimizada do tempo dispendido nos percursos que efetuam de carro.

Fonte: Olhar Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here