O tão esperado lançamento do foguete Space Launch System (SLS) da NASA foi adiado para meados de novembro depois da NASA ter desistido dos seus planos inicias de lançamento a 27 de setembro após o furacão Ian. A agência espacial anunciou na sexta-feira que pretende incluir o lançamento do Artemis I entre 12 e 27 de novembro.
Embora houvesse inicialmente uma pequena chance de que a próxima tentativa de lançamento da NASA pudesse ocorrer em outubro, isso foi descartado depois da NASA ter decidido levar o foguete de volta ao Vehicle Assembly Building (VAB) para protegê-lo da tempestade. A NASA garantiu com sucesso na terça-feira o transporte do Artemis I após uma longa caminhada até ao VAB (local projetado para a montagem de grandes componentes de foguetões).
O furacão Ian atingiu a Flórida como um furacão de categoria 4, mas enfraqueceu para uma tempestade tropical quando atingiu o Centro Espacial Kennedy na quinta-feira. A NASA diz que “não houve danos ao hardware de voo da Artemis” e que as suas instalações sofreram apenas “alguma intrusão de água”.
O lançamento Artemis I da NASA irá enviar uma cápsula Orion não tripulada numa jornada em redor da Lua, abrindo caminho para futuras missões que irão trazer a primeira mulher à superfície lunar.
A primeira tentativa de lançamento da agência foi interrompida depois do foguete ter apresentado problemas no motor, enquanto a segunda ficou marcada por uma rotura “grande” que ocorreu quando os engenheiros enchiam o foguete com combustível de hidrogênio líquido.
Testes subsequentes do sistema de abastecimento do foguete mostraram que a rotura ainda estava presente, mas num nível mais “administrável”. Agora que o foguete está de volta ao VAB, a NASA diz que se vai “preparar para inspeções adicionais” e testar novamente o Flight Termination System, que a Força Espacial usa para destruir o foguete caso ele saia do seu curso estipulado.
Fonte: Space