Laboratório de Matemática revela que o uso de tecnologia melhora o desempenho escolar na disciplina

Foram divulgados os resultados da primeira edição do Laboratório de Matemática, uma iniciativa da Samsung Portugal, em parceria com a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e a MathemaTIC. As conclusões revelam que a tecnologia pode ter uma boa influência no desempenho escolar, em particular nas tarefas a realizar pelos alunos na disciplina de Matemática.

A primeira edição do Laboratório de Matemática, que teve início em abril, contou com a participação de 35 alunos do 7.º ano de escolaridade que, durante oito semanas, integraram uma turma virtual na MathemaTIC, plataforma de aprendizagem personalizada e interativa, cujo acesso foi feito através de tablets Samsung Galaxy Tab, cedidos para este efeito. Ao longo deste período, os alunos foram acompanhados por um tutor que assegurou a orientação na resolução dos exercícios propostos, mediante um programa definido e alinhado com os conteúdos lecionados em aula.

No final, os alunos foram submetidos a uma avaliação de forma a apurar o impacto da tecnologia no processo educativo, bem como no seu aproveitamento na disciplina de Matemática. Os resultados obtidos com o grupo de teste foram comparados com um grupo de controlo independente daquela turma, de modo a identificar as principais diferenças no processo de aprendizagem.

blank

Após a experiência no Laboratório de Matemática, os alunos do Grupo de Experiência, assim como os pais, responderam a um questionário, de forma a apurar a sua satisfação relativamente à utilização desta plataforma na aprendizagem e na formação.

A maioria destes alunos considera que foi fácil utilizar e navegar na plataforma, considerando-a útil para melhorar o seu desempenho na disciplina de Matemática. A opinião é também unânime quanto ao contributo desta para consolidar o conhecimento.

De forma geral, estes alunos mostraram-se também satisfeitos por terem participado nesta iniciativa, sendo que a maioria concorda que deve continuar a usar ferramentais digitais e tecnológicas como uma forma de os ajudar a melhorar o seu desempenho na disciplina. Os estudantes revelaram igual interesse em ter acesso a recursos idênticos à plataforma MathemaTIC adaptados a outros disciplinas, como se pode constatar com os dados a seguir apresentados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here