Konami está a desenvolver uma inteligência artificial para jogar Yu-Gi-Oh!

A Konami está a treinar a sua própria inteligência artificial para, futuramente, jogar ao seu jogo de cartas Yu-Gi-Oh. Neste momento, a inteligência artificial já aprendeu a reconhecer todas as cartas lançadas até agora (são mais do que 9.000).

Esta inteligência artificial foi revelada no encontro anual da Computer Entertainment Supplier’s Association. O objectivo é colocar esta inteligência artificial a enfrentar jogadores humanos.

Tem sido um processo lento, mas com resultados

De acordo com a Nikkei, o primeiro sistema que a Konami desenvolveu só conseguia identificar metade das cartas correctamente depois de as aprender durante um período de 20 dias. Acabou por abandonar esse sistema, e passou a utilizar uma técnica conhecida por “translucent composite learning”.

A mudança sortiu efeitos, e o novo sistema de inteligência artificial é capaz de aprender a reconhecer as mais do que 9.000 cartas de Yu-Gi-Oh com uma eficácia de 100% em apenas quatro a cinco dias.

O próximo passo é colocar a IA a jogar

Agora que o problema do reconhecimento de cartas está ultrapassado, o objectivo da Konami passa por colocar esta inteligência artificial a enfrentar jogadores reais de cartas.

Note que esta inteligência artificial é bastante diferente da inteligência artificial que podemos enfrentar nos videojogos de cartas Yu-Gi-Oh. Essas inteligências artificiais funcionam dentro daquele jogo e estão programadas à partida para funcionar dentro daquele determinado sistema.

Esta inteligência artificial é diferente: reconhece através da visão as cartas e aprenderá de forma mais parecida a um humano a jogar ao jogo. Assim, poderá ser colocada num robot e jogar às cartas no mundo real.

Um sistema semelhante tem sido utilizado para Dota 2

Em Julho, a OpenAI mostrou os últimos desenvolvimentos dos seus bots de Dota 2, que já se tinham tornado maduros o suficiente para ganhar a oponentes humanos. Estas inteligências artificiais aprenderam tudo sozinhas, desde explorar o jogo até às tácticas de equipa.

No início deste mês, a equipa de bots OpenAI Five subiu bastante a parada ao derrotar uma equipa de ex-profissionais de Dota 2 numa partida à melhor de três.

Fonte: Kotaku

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here