Kia tem como objetivo construir veículos eléctricos nos EUA até 2024

Kia planeia fabricar os seus veículos eléctricos nos EUA, de acordo com fontes sul-coreanas. O fabricante de automóveis constrói atualmente o seu carro elétrico e o seu grande sucesso de vendas norte-americano, o Kia EV6, na Coreia do Sul, na sua fábrica de Hwasung. Agora a Kia vai transferir parte da sua montagem EV para os EUA até 2024, de acordo com o relatório.

A Lei de Redução da Inflação recentemente aprovada incluiu os novos incentivos para os fabricantes de automóveis construírem VE na América do Norte. Para que se consiga qualificar, a Kia precisaria de fabricar VE nos EUA. A lei inclui créditos fiscais e outros benefícios que poderiam tornar a produção de VE na América uma opção mais atrativa.

A Kia e a Hyundai, a sua empresa-mãe, ameaçaram instaurar uma Acão judicial contra os EUA por causa do que consideram ser uma política “discriminatória”. As novas disposições excluirão os fabricantes de automóveis dos incentivos se utilizarem minerais de origem chinesa e componentes de baterias, o que poderia efetivamente cortar a quase todos os fabricantes domésticos de VE.

As novas disposições destinam-se ostensivamente a proteger a economia dos EUA do crescente domínio da China no sector tecnológico, mas podem também ter um impacto devastador no mercado interno crescente de veículos eléctricos. Kia e Hyundai argumentam que as disposições são injustamente direcionadas para eles e poderiam, em última análise, dificultar a inovação e o crescimento dentro da indústria.

A Hyundai e a Kia combinadas atualmente detêm a segunda maior participação no mercado de veículos elétricos nos EUA, uma posição que pode estar em risco se os clientes não puderem aproveitar os novos incentivos federais.

A Hyundai, já está a fazer alguns investimentos ao construir as fábricas de veículos elétricos e baterias em Savannah, Geórgia embora não esteja pronta antes de 2025.

Pode ser do interesse da Hyundai acelerar todo este processo e começar a construir o Ioniq 5 e talvez até ajudar a trazer a fabricação do EV6 da Kia. Ambos os veículos são baseados numa plataforma E-GMP EV partilhada. Quando a Kia e a Hyundai prepararem tudo, estas terão os seus carros da próxima geração, como o Kia EV9 SUV e o Hyundai Ioniq 6, prontos para serem usados.

Fonte: EVO Officials

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui