A Internet dos dias de hoje providencia grandes oportunidades para as crianças aprenderem mais sobre o mundo onde vivem, novas formas de comunicar e de estudar com mais interesse. Contudo a internet também tem um “lado negro”, avisa o Kaspersky Labs.
As crianças estão muitas vezes longe para poder confiar nos seus amigos virtuais e isto pode conduzi-los a revelar informações pessoais ou estabelecer encontros com pessoas menos bem intencionadas. Alguns criminosos tiram partido da ingenuidade das crianças para extorquir dinheiro ou instalar malware nos seus computadores.
Contudo não são só as crianças as vítimas dos malefícios da internet, os adultos também o são cada vez mais, pois também aumenta a sofisticação dos ataques.
Os pais têm de partilhar também as culpas quando isto acontece. “Quando algumas crianças começam a ganhar mais autonomia nas novas tecnologias, alguns pais pensam que a sua missão já está completa”, afirma Maria Namestnikova, Sénior Spam Analyst no Kaspersky Lab, explicando no seu artigo “as crianças e a internet”. “Mas é aqui que o trabalho dos pais realmente começa”.
A autora sugere que um dos métodos mais eficientes para os pais manterem as suas crianças seguras quando navegam na internet, é estar junto a elas e explicar-lhes o que é seguro e o que não o é. Esta abordagem, em conjunto com soluções de protecção antivírus, com controlo parental, oferece um nível de segurança mais elevado para os seus filhos.
Este artigo pode ser consultado na integra em: http://www.securelist.com/en/analysis/204792123/Children_and_the_Internet.