Julian Assange em risco de “expulsão iminente” da embaixada do Equador

Julian Assange enfrenta neste momento o risco de expulsão iminente da Embaixada do Equador em Londres, que poderá ocorrer nas próximas “horas, dias ou semanas”. Uma fonte citada pelo Times of London afirma que “espera que Assange perca o seu estatuto de asilo”, o que significa que “será expulso da embaixada”.

Recorde-se que Julian Assange pediu asilo politico ao Equador devido a uma possível extradição para os Estados Unidos da América, onde é procurado devido ao seu trabalho jornalístico no Wikileaks.

A saúde de Julian Assange poderá estar debilitada

A advogada de Julian Assange, Jennifer Robinson, terá dito ao The Times que se encontra preocupada com a saúde de Assange. “Nós estamos preparados para defende-lo nos tribunais britânicos e iremos lutar contra a extradição para os EUA,” disse a advogada. “Isto é uma situação muito séria, uma que nos deixa muito preocupados. É uma matéria para o Equador, o Reino Unido, os Estados Unidos e a Austrália.”

Preso na embaixada do Equador há 6 anos

Assange tem agora 47 anos e está preso na embaixada do Equador desde 2012, quando corria um processo no tribunal da Suécia sobre uma alegada violação em que não lhe eram dadas garantais que não ocorresse uma extradição para solo americano. A Suécia entretanto já desistiu do caso, mas as autoridades britânicas ainda tem um mandato de captura a Assange por ter quebrado um acordo de detenção.

Problema diplomático para o Equador

O presidente ecuatoriano, Lenin Moreno, não deixa em segredo que preferia que Julian Assange estivesse fora da embaixada. “Eu nunca concordei com o que o Senhor Assange faz”. Recorde-se que Assange recentemente tem sofrido acusações de ligação com a Rússia no caso de interferência nas eleições americanas de 2016, assim como na campanha pelo Brexit. No entanto, o presidente do Ecuador quer garantias de segurança para o seu hóspede. “A única coisa que queremos é que seja garantido que a sua vida não estará em perigo. Nós falamos com, e claro, estamos a lidar com a equipa legal do Sr. Assange e com o governo britânico.”

Fonte: The Chronicle

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui