Jogos Olímpicos de Londres 2012 geraram mais de 150 milhões de tweets

Foram 16 dias de competição olímpica, o que dá uma média de 9,3 milhões de mensagens instantâneas na rede de microblogues. Usain Bolt leva a medalha de ouro como atleta que mais barulho social conseguiu gerar durante a competição.

O homem mais rápido da história além de ter sido um dos atletas que mais vezes foi referido no Twitter, contribuiu de maneira decisiva para os dois eventos que mais tweets geraram: a final dos 200 metros com 80 mil mensagens por minuto, seguido da final de 100 metros com 74 mil posts também por minuto. A figura carismática de Bolt e o aparecimento de Yohan Blake, um adversário que poderia pôr em causa a superioridade do «jamaicano relâmpago», ajudaram a criar um ambiente propício para a discussão social.

Os Tweets Per Minute (TPM) são a medida de tempo usada pelos próprios profissionais do Twitter para medirem determinados eventos e acontecimentos em termos de buzz social. Além das duas finais já referidas, existiram outros momentos altos nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 que conseguiram atingir milhares de tweets por minuto. A final de ténis vencida por Andy Murray conseguiu 57 mil TPM, a final dos 4x1oo metros vencida pela Jamaica gerou 52 mil TPM e a final olímpica de basquetebol entre EUA e Espanha ficaram-se pelos 41 mil TPM.

A nível individual, além do velocista Usain Bolt brilharam a nível social mais nove atletas que individualmente foram referidos em mais de um milhão de tweets durante toda a competição. Andy Murray (ténis), Gabby Douglas (ginástica de aparelhos), Kobe Bryant (basquetebol), LeBron James (basquetebol), Lee Chong Wei (badminton), Michael Phelps (natação), Ryan Lochte (natação), Tom Daley (saltos para a piscina) e Yohan Blake (atletismo). Destaque para a supremacia americana entre os atletas mais falados no Twitter e para a diversidade de modalidades olímpicas que cada atleta acaba por representar.

A competição de futebol por seleções sub-23 foi a modalidade mais discutida em 140 caracteres, com mais de cinco milhões de tweets.

Independentemente do esforço dos atletas em competição e no modo online, acabaram por ser as britânicas Spice Girls as grandes vencedoras dos JO’12 em termos de Twitter. O reaparecimento da banda feminina gerou 116 mil Tweets Per Minute.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here