Jogar computador sem usar rato ou teclato

Jogar videojogos no computador sem recorrer ao teclado ou ao rato: sim, é possível. A resposta está no BioGaming, um jogo informático desenvolvido por estudantes de Engenharia Biomédica da Universidade de Coimbra (UC), que é controlado apenas pela atividade elétrica dos músculos e do cérebro (que se designa por sinais biométricos) do jogador.

A informação dos sinais biométricos chega ao computador através de alguns elétrodos colocados no corpo da pessoa. O BioGaming constitui um bom exemplo do benefício da tecnologia na saúde dos cidadãos e não será difícil adivinhar a sua utilidade em doentes com incapacidade nos membros superiores, por exemplo.

O protótipo já está a ser testado nalgumas escolas de Coimbra e irá sendo alargado progressivamente a outros estabelecimentos de ensino da cidade.

O projeto surgiu da “necessidade de dar a conhecer, de forma criativa e apelativa, o que é a Engenharia Biomédica em Portugal. A área da biomedicina é ainda muito recente nas universidades portuguesas e, por isso, pouco conhecida como opção para aqueles que ingressam pela primeira vez no ensino superior”, explica Hugo Ribeira num comunicado enviado à imprensa.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here